Vereadores se reúnem com a Secretária da Educação

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O assunto debatido foi o número de vagas nas creches municipais

Ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 07, na Secretaria Municipal da Educação, uma reunião entre os Vereadores e a Secretária da Educação, Dulce Andrade Araújo, acerca da atual situação da lista de crianças que esperam uma vaga na Educação Infantil municipal, modalidade creche. O convite partiu da própria Secretaria que espera a participação do Poder Legislativo na busca de outros meios de recursos com o objetivo de melhorar o atendimento ofertado na cidade.

Estiveram presentes na reunião o Presidente da Mesa Diretora, Valmir Dionízio, e os Vereadores Elizete Melo, Vinícius Simili, Roque Vinícius, André Borracha, Reinaldo Anacleto, Chico Panela e Bigode.

Para matricular o filho em uma creche, os pais ou responsável devem procurar a Secretaria da Educação e efetuar um cadastro onde serão colhidas as informações da criança, o endereço da residência e a opção de escolas e período. Assim, nesse primeiro atendimento, a criança já será encaminhada a uma escola mais próxima de sua casa.

Atualmente, a Secretaria recebe, por dia, 25 novas inscrições na Central de Cadastramento das quais 15 crianças já são encaminhadas imediatamente a uma unidade escolar. De acordo com a Supervisora de Ensino, Graziela Holmo, responsável pela Educação Infantil na Rede Municipal, a lista de espera para uma vaga nas creches municipais gira em torno de 470 crianças e 37 que aguardam o período integral. “A maior incidência nos casos de espera é que, muitas vezes, a mãe tem uma preferência a uma determinada escola que fica perto de sua casa, ou um período específico que atenda a sua necessidade”, explica a supervisora.

Na reunião, a Secretária anunciou aos vereadores presentes a abertura de duas novas salas na Emeif Darcy Ribeiro, vinculada à creche Pequeno Polegar, que poderá atender 44 crianças em período integral daquela localidade. Ainda, a inauguração de uma nova unidade escolar no Parque Bambú, disponibilizando 140 novas vagas em período integral.

Segundo Dulce Araújo, medidas de médio e longo prazos ainda serão tomadas no intuito de atender toda a demanda da cidade. “Iremos realizar um diagnóstico para analisarmos a realidade do ensino infantil municipal e um estudo no orçamento para a implantação de novas salas de aula e a contratação de funcionários para essas salas”, relata a Secretária.

O atendimento na Educação Infantil, modalidade creche, é um direito garantido por lei a todas as crianças na faixa dos 4 meses a 3 anos de idade. A Rede Municipal de Ensino é composta, hoje, por 12 escolas municipais e mais duas conveniadas (Casa da Criança e Casa da Menina) que atendem 2.155 crianças, nos períodos: parcial, das 7h às 12h e das 13h às 17h30, e integral, das 7h às 17h30.