Vereadores e servidores da Câmara participam de palestra do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O evento ocorreu nesta terça-feira, dia 21, na Câmara Municipal de Ourinhos

Aconteceu nesta terça-feira, dia 21, a palestra “Controle Externo e Atuação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, ministrada pelo Dr. Agnon Ribeiro de Lima, Diretor Técnico de Divisão da Unidade Regional de Marília – UR – 4. O encontro aconteceu em Ourinhos, no plenário legislativo.

Estiveram presentes os Vereadores Roque Vinícius, Timba e Chico Panela, e os servidores da Câmara Daniela de Kássia Bezson, Diretora Geral, Dr. Daniel Alexandre Bueno, Assessor Jurídico Legislativo, Helene Juli Carreiro, Responsável pelo Controle Interno e Marcelo Dalbem, Responsável Departamento de Licitações.

Além do tema Controle Externo, o Tribunal de Contas de São Paulo abordou também sobre Despesa Pública, Processos e Procedimentos de Fiscalização; Inovações; Gestão Pública Municipal, sob as Perspectivas e Atuação do Legislativo; IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal); Transparência; Controle Interno; Quadro de Pessoal; Acompanhamento de Atos de Gestão, que envolve Execução de Orçamentos, Educação, Saúde, Precatórios, Encargos Sociais, Contratos e Terceiro Setor.

Em sua fala, Dr. Agnon ensinou mecanismos de verificação e acompanhamento da gestão pública. “O palestrante nos trouxe muitos conceitos que são usuais na gestão pública e que, muitas vezes, as pessoas que não têm familiaridade com o assunto não sabem do que se trata”, ressalta Roque Vinícius.

O vereador destaca, ainda, a disponibilização de cursos voltados à gestão pública e que estão acessíveis no site do Tribunal de Contas do Estado. “É uma ferramenta a mais de capacitação que está a nossa disposição e que podemos utilizar para melhor atender a população”, diz.