Vereadores de Assis priorizam saúde, educação e infraestrutura na primeira sessão do semestre

por Elisandra Gusmão última modificação 04/08/2025 22h20
Parlamentares também utilizaram a tribuna para apresentar temas relacionados, inclusive, sobre a gestão fiscal do Município, além de destacarem a importância da fiscalização dos serviços direcionados ao recapeamento asfáltico das ruas de toda cidade
Vereadores de Assis priorizam saúde, educação e infraestrutura na primeira sessão do semestre

Durante a 25ª Sessão Ordinária realizada pela Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 4, vereadores aprovaram, por unanimidade, três do quatro Projetos de Lei que refletem o compromisso do Legislativo com a saúde, a educação e a preservação da memória assisense, cujas propostas incluem campanhas educativas nas escolas, ações de humanização na saúde e homenagens a personalidades locais.

Entre as indicações e requerimentos apresentados, temas relevantes foram debatidos na tribuna, como recapeamento asfáltico nas ruas da cidade, gestão fiscal do Município, instalação de banheiro público em frente ao AME – Ambulatório de Especialidades, sistema de energia fotovoltaica em prédios públicos, e outros assuntos em prol da cidade.

Na ocasião, os parlamentares realizaram a entrega de Moções de Congratulações e Aplausos ao grupo ‘Doutores do Bem”, que atuam voluntariamente há 16 anos em hospitais da cidade e região;  à equipe masculina de bochófilos de Assis; ao senhor Alício Aparecido Piedade, comerciante há 40 anos no município e ao doutor Mário Henrique Brentegani, médico clínico,  emergencista e diretor técnico no município de Assis.

Projetos aprovados

Projeto de Lei 54/2025, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Mattioli, que propõe a criação da Campanha Municipal de Conscientização dos Riscos de Descarga e Choque Elétrico às crianças da rede municipal de ensino e dá outras providências.

Projeto de Lei  57/2025, de autoria do vereador Pastor Edinho, institui a campanha permanente “Trate Bem a Quem Lhe Quer Bem”, voltada à valorização do cuidado e da empatia, direcionado ao respeito aos profissionais da saúde no atendimento à população na rede pública e privada de saúde.

Projeto de Lei 85/2025, de autoria dos vereadores Paulo Mattioli, Gordinho da Farmácia, Douglas Azevedo, Pastor Edinho, Fabinho Alerta Verbal, Fernando Kiko, Fernando Sirchia, Gerson Alves, Jé Canela, Timba, Carlinhos Zé Gotinha, Lucas Gomes, Paulo Paçoca, Português, Roni da farmácia, que dispõe sobre a denominação do recinto onde se encontra instalado o Tiro de Guerra de Assis como “Recinto Décio Belinotte”, homenagem a toda família que representa o homenageado. Senhor Décio é reconhecido como figura pública que teve trajetória profissional reconhecida na cidade, durante os relevantes serviços em vida prestados em Assis.

Teve participação em atuação comunitária e associativa, sendo membro das diretorias da Associação Atlética Ferroviária de Assis e do DERAC - Departamento de Estradas de Rodagem Atlético Clube, e membro atuante da ASDER - Associação dos Servidores do DER.

Sr. Décio Belinotte também teve participação ativa na vida política de Assis. Foi candidato a vereador para a Câmara Municipal e manteve-se engajado nas atividades políticas da cidade ao longo dos anos. Faleceu aos 90 anos, no dia 29 de outubro de 2022, deixando um legado de trabalho, honestidade e dedicação à família e à comunidade de Assis.

Projeto adiado por três sessões
Projeto de Lei 84/2025
, de autoria dos vereadores Português, Fabinho Alerta Verbal, Gordinho da Farmácia, Jé Canela, Lucas Gomes, Paulo Mattioli, que prevê que o Ecoponto do Conjunto Habitacional Nova Assis receba o nome de “Ecoponto Vereador Bento Carlos de Oliveira – Bentinho”, em homenagem ao parlamentar que marcou sua trajetória na política assisense.

Acompanhe na íntegra a 25ª Sessão Ordinária pelo link youtube.com/@tvcamaraassis.