Vereadores de Assis participam de evento do Tribunal de Contas do Estado

por Giovani Franco última modificação 27/01/2021 00h13

A 23ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, ao percorrer metade do território paulista, já reuniu mais de sete mil participantes, entre Prefeitos, Vereadores, Secretários, lideranças políticas e servidores públicos.

O ciclo já percorreu dezenas de municípios, inclusive Marília-SP, onde na quinta-feira (12/9), os debates aconteceram nas dependências da Universidade de Marília (Unimar). O encontro reuniu representantes de 41 municípios jurisdicionados do TCE na região, foi prestigiado por cerca de 650 participantes. Na ocasião, 22 gestores municipais e 20 Presidentes de Casas Legislativas acompanharam a série de palestras.

A Câmara de Assis, SP esteve presente com o Presidente Alexandre Cachorrão, os vereadores Sargento Valmir Dionizio e Timba, além da diretora Daniela Bezson, os procuradores jurídicos e diversos servidores da Casa de Leis.

A comitiva do Tribunal de Contas foi integrada pelo Presidente, Antônio Roque Citadini, pelo Conselheiro Dimas Ramalho, pelo Auditor-Substituto de Conselheiro Josué Romero, pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Thiago Pinheiro, pelo Secretário-Diretor Geral, Sergio Ciquera Rossi e pelos Diretores e técnicos da Corte.

Judicialização dos procedimentos na área da Saúde; cumprimento do previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); crise orçamentária e fiscal que atinge as administrações; paralisação de obras públicas e a realização de fiscalizações ordenadas são alguns dos temas que norteiam as reuniões com os Chefes de Executivo.

Ao longo dos eventos, após a solenidade de abertura dos trabalhos, com a presença das autoridades locais e regionais, uma mesa técnica coordenada pelo Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi, debate com os gestores as boas práticas administrativas a serem adotadas nas gestões.

Na edição de 2019, os encontros têm como propósito principal orientar os gestores públicos sobre temas relevantes afetos à correta aplicação de recursos públicos e a regular prestação de contas à Corte. Transparência, Controle Interno, Acesso à Informação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Setor, Precatórios e Previdência são alguns dos principais itens que integram os debates técnicos.

Fonte: Câmara Municipal de Assis - Vereador Valmir Dionizio