Vereadores cobram melhorias na Cozinha Piloto

por Giovani Franco última modificação 27/01/2021 00h13

Uma visita foi feita por Vereadores na Cozinha Piloto (Timba, Carlos Binato e Chico Panela), onde se constatou um vazamento de gás, que gerava sérios riscos quando do acionamento das caldeiras e que foi verificado ainda que o local de armazenamento dos alimentos propicia a invasão de pombos e outros insetos e animais, além da falta de um espaço físico adequado para que os servidores façam sua refeição (refeitório).

Diante desse fato, em 04 de julho foi encaminhado ao Prefeito um requerimento, assinado pelos vereadores Sargento Valmir e Carlos Binato, questionando o Poder Executivo sobre a Cozinha Piloto.

A resposta chegou no dia 22 de julho e está disponível no site da Câmara Municipal.

Primeiro, quais providências serão tomadas para solucionar o problema causado pelo vazamento de gás na Cozinha Piloto? Qual o prazo?

Em resposta, o Poder Executivo informou: As formas de instalação da tubulação de gás estão de acordo com a NBR-13933 e IT 28 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, cumprindo integralmente as formas de instalação de tubulação enterrada para gás encanado, com proteções mecânicas contra impacto, longe da ventilação do ambiente, reguladores, válvulas e registros de primeiro e segundo estágios. Em relação ao suposto vazamento de gás, é fundamental que o gás liquefeito de petróleo seja composto pelos gases propano e butano, além de adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso. Neste sentido, informamos que houve a troca dos cilindros no dia anterior à visita realizada na Cozinha Piloto. A equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação constatou que existe um mau uso dos equipamentos. Logo após o cozimento é realizada a higienização das caldeiras com uso de mangueira com água corrente, enchimento das caldeiras que com uso de utensílios de cozinha a água é jogada para fora de forma desordenada. Essa água em temperatura ambiente em contato com o piso debaixo da caldeira ainda quente, causam estufamentos do piso, além de molhando os queimadores dos equipamentos. Devido à falta de cuidados no processo de limpeza e higienização, quando as caldeiras são ligadas com os queimadores úmidos, existe uma queima incompleta do gás gerando o monóxido de carbono e cheiro no ambiente, que foi detectada pela equipe. A Secretaria Municipal da Educação orientará os servidores para que haja conscientização dos riscos gerados, além dos gastos com manutenção devido a mau uso.

Segunda pergunta: Quais providências serão tomadas para melhorar o local de armazenamento dos alimentos? Qual o prazo?

Resposta: O local de armazenamento de alimentos é um espaço cedido pelo Departamento de Obras. Conforme apontado no relatório de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o local passou por adequações, como instalação de telas de proteção no telhado, portas e janelas, e conserto do telhado. Existe o controle de pragas em vigência, sendo executado periodicamente. Quanto à entrada de pássaros, informamos que com as instalações de proteções com telas, foi sanado o problema com invasão de pombos.

Última questão: Existe a possibilidade de elaborar projeto de construção de um refeitório? Se positivo, qual a previsão para que isso ocorra? Se negativo, justificar.

Resposta: A equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação elaborou projeto de construção de refeitório na Cozinha Piloto. Entretanto, essa obra não está prevista no orçamento do presente exercício. Todavia, esclarecemos que, caso a Secretaria Municipal da Educação venha a obter possibilidade orçamentária e financeira para o ano de 2020, a necessária obra será realizada.

Fonte: Câmara Municipal de Assis - Vereador Valmir Dionizio