Vereadores cobram funcionamento do Hospital Regional ao Governo Estadual

por Stéfani Cordeiro última modificação 03/05/2023 15h29

Vereadores utilizaram-se da tribuna, durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 02 de maio, para cobrar do Governo de São Paulo, o funcionamento do hemocentro do Hospital Regional de Assis.

O vereador Fernando Vieira foi o primeiro a se pronunciar, “Volto aqui para cobrar mais uma vez, eu, enquanto vereador do PSDB, utilizando-me da fala do meu partido, fazer a cobrança sim, ao Governador do Estado e ao Secretário Eleuses Paiva.”, afirma Fernando.

De acordo com o vereador, um diagnóstico e uma resposta efetiva deveriam ter sido emitidos pelo Governo Estadual em cem dias, com investimentos e com melhorias, mas, segundo o vereador, os cem dias se passaram e até agora o que se tem são notícias ruins, de que o hemocentro vai fechar e de que faltam servidores.

Ainda de acordo com o vereador, questionada, a cidade de Marília alegou que não tem condições de cuidar do hemocentro de Assis, devida a sua alta demanda. Com o intuito de minimizar o problema, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou seis servidores do município, da área da enfermagem, para que Assis possa manter o hemocentro aberto, em funcionamento.

O vereador parabenizou o Poder Executivo e a Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Andrade por realizarem um trabalho de contenção, por uma demanda que, segundo ele, não é de Assis, pois o Governo do estado está sendo omisso nesta questão.

O vereador Alexandre Cachorrão também comentou sobre o assunto, “Eu subo esta tribuna, justamente para que todos nós vereadores dessa Casa de Leis, pudéssemos dar as mãos, nos unirmos para que, juntos, possamos lutar pelo Hospital Regional, que atende toda a nossa região e, que a região também abrace o Hospital Regional.” E finalizou, “É um momento que precisamos da união de todos.”

O vereador Pastor Edinho ressaltou que em março deste ano cobrou para que as prefeituras das vinte e cinco cidades que dependem do Hospital Regional pudessem se unir para poder salvar o Hospital Regional de Assis, principalmente o homenúcleo, onde existe um banco de sangue.

Outro vereador a se pronunciar sobre o assunto foi o vereador Vinícius Simili. O vereador foi enfático ao criticar o Governo Estadual, “O que acontece no Hospital Regional hoje, é um desmando de 28 anos do PSDB. Vinte e oito anos em que o servidor público do estado foi tratado com desdém.” Vinícius ressaltou a importância de o Governo Estadual abrir concurso público para preencher o quadro de funcionalismo do Hospital Regional, “Tem que se fazer concurso público, o Hospital precisa ser reocupado por servidores públicos de carreira”. “Tem que enaltecer a atitude do Poder Executivo em fornecer mais uma vez mão de obra para o Estado, mas é uma vergonha para o Estado de São Paulo, estado mais rico da nação, ficar nesta situação, à mercê dos municípios, não dá”.