Vereadoras comemoram a conquista do voto feminino no Brasil

por Stéfani Cordeiro última modificação 24/02/2021 11h24

Nesta quarta-feira (24), são comemorados os 89 anos de conquista do voto feminino no Brasil. A data que é lembrada e comemorada pelas vereadoras Viviane Del Massa e Vanessa Eugênio traz em sua história uma série de lutas envidadas por mulheres e homens para garantir esse direito às mulheres, desde o século XVIII.

No Brasil, o movimento tomou corpo através da ativista e bióloga Bertha Maria Julia Lutz (1894-1976). Em viagens pela Europa, onde estudou, e Estados Unidos ela acompanhou a luta dos movimentos feministas e foi representante do Brasil na Liga das Mulheres Eleitoras.

O voto feminino foi garantido através do Decreto nº 21.076, de 24/02/1932, assinado pelo, então Presidente, Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. De lá pra cá muitos foram os avanços que permitiram a mulher maior liberdade para lutar por causas sociais, e com isso conquistar mais espaço no cenário político nacional, proporcionando que hoje existam mulheres em praticamente todos os cargos eletivos.

Fonte: Câmara Municipal de Assis