Vereador Timba confirma reabertura de lixão a céu aberto

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11
Segundo o vereador o cidade está descumprimento a política nacional de resíduos sólidos

A partir do dia 3 de Agosto de 2014 em Assis, e nenhuma cidade do Brasil poderia ter lixões a céu aberto. Através de diversas denúncias, o vereador visitou as dependências da antiga Usina de Reciclagem e, apesar da entrada em vigor da Lei nº. 12.305/2010, que instituiu a política nacional de resíduos sólidos, constatou o enorme volume de lixo doméstico depositado no local.

A grande preocupação do vereador é com uma possível

contaminação do lençol freático, pois, o vazamento de

chorume, que emite gases poluentes é enorme, sem

contar que o local é favorável para a reprodução de

insetos transmissores de doenças. “Sabemos que a cidade não deveria mais ter lixões a céu aberto em funcionamento a partir de 3 de agosto do corrente ano, conforme determinação da legislação, válida para todo o país”, esclarece Timba. Por outro lado, prefeitos de municípios que não conseguiram se adaptar à Lei Federal, temem estar na mira do Ministério Publico, pois, desde agosto eles podem ser processados por crime ambiental. Timba observa que o Poder Executivo, “deve urgentemente dar prioridade ao Plano de Saneamento que envolve os 4 elementos que são : Agua, Esgoto, Lixo e chuva, caso contrario as consequências serão enormes para um futuro muito próximo”. Nos próximos dias, o vereador entrará em contato com o Secretário do Meio-Ambiente, Bruno Mota, para que uma explicação convincente seja dada, uma vez que o Prefeito já havia anunciado na imprensa o fim do lixão a céu aberto.