Vereador sugere o fornecimento de repelentes para a população como forma de prevenção contra a dengue

por Stéfani Cordeiro última modificação 20/02/2024 16h49

Durante a 4ª Sessão Ordinária, realizada no dia 19 de fevereiro, o vereador Vinícius Simili apresentou um requerimento, dirigido ao Poder Executivo, requerendo informações sobre a possibilidade de fornecimento de repelentes para a população. Nele, o vereador questionou se o Poder Executivo tem alguma ação voltada à distribuição de repelentes para a população; se tiver, como é feita e, caso não tenha, qual a possibilidade de se realizar essa distribuição.

O pedido considera o elevado número de casos de dengue confirmados no município e na necessidade do município em adotar medidas para a diminuição dos casos. Ante o exposto, o vereador vê na eficácia do uso de repelente uma forma de prevenção da doença, porém deve-se levar em consideração o aspecto socioeconômico de parte da população, bem como os grupos de maior risco para o agravamento da doença.

Para Simili o risco é iminente, de acordo com o vereador há uma projeção de que no mês de março os números saltem de forma vertiginosa e o município de Assis precisa tentar achar um caminho para que a população não sofra com essa doença. “Eu sugeri na noite de hoje, que outras cidades já vêm adotando essa medida, que é a distribuição de repelentes para a população, seja de baixa renda, para a população mais vulnerável ao agravamento da doença, ou até mesmo no bairro onde exista o maior número de casos positivos. Então além das ações já feitas pelo Poder Executivo, esta é mais uma ideia para tentar diminuir o número de casos no município de Assis para que a gente não tenha que enfrentar uma pandemia como no ano de 2008, quando o município teve que realizar e fazer postos de hidratação emergencialmente para que a população pudesse ser tratada, então fica aqui a sugestão, sugestão simples, barata e eficaz.”