Vereador solicita melhorias no sistema viário defronte a EMEI Coraly Julia

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
Sargento Valmir foi procurado por pais, alunos e funcionários da escola

O Vereador Valmir Dionizio (PSC) foi procurado por diversos munícipes reclamando da dificuldade dos pais dos alunos, funcionários e professores da Escola Coraly Julia Gonçalves Carneiro, sito a Rua Andirá, n 836, em transitar com veículos no local, inclusive em parar e estacionar em horário de entrada e saída de alunos.

O vereador diligenciou o local e constatou que de fato naquele ponto os veículos que transitam pela Rua Joto Casadio em direção a Escola, ao chegarem enfrentam um "congestionamento" com os veículos procedentes da Rua Andirá.

O Departamento Municipal de Transito já foi notificado e pode modificar o sentido de uma das vias, somente em uma quadra, transformando em mão única, por exemplo, quem dirige na Rua Joto Casadio, ao chegar à Rua Horacio Mendes, viraria a direita e já na próxima Rua, Lucas Menck, viraria à esquerda e no próximo cruzamento (Rua Andira) retornaria a esquerda, sentido a escola. Ou ainda também poderia ser contra Mao para a Rua Andira, onde o condutor viraria a esquerda na Lucas Menck, à direita na Rua Horacio Mendes, retornando a direita na Joto Casadio, para chegar à Escola.

Sargento Valmir lembra que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 2º "O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito. E que os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

Diante do problema, foi apresentado um requerimento ao Dr. Ricardo Pinheiro Santana, para o Departamento Municipal de Trânsito proceder um Estudo Técnico do local e adotar as medidas necessárias no sentido de se estabelecer mão única de direção no final da Rua Joto Casadio ou na Rua Andira, a fim de melhorar o tráfego e o trânsito defronte a Escola Coraly Julia Carneiro. E ainda encaminhar a Casa de Leis cópia dos Estudos Técnicos solicitados, e o que se pretende fazer e qual o prazo para as providências serem adotadas. (17/11/2015)