Vereador Sargento Valmir requer informações sobre a DEFESA CIVIL.

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11
O vereador considera de suma importância a existência de uma equipe de Defesa Civil na cidade

O vereador Sargento Valmir - PSC -  apresenta nesta primeira sessão ordinária um requerimento ao prefeito solicitando informações sobre a Defesa Civil em nossa cidade, pois considera de suma importância a existência de uma equipe de Defesa Civil, bem como a formação de um Conselho Municipal de Defesa Civil, uma vez que o seu emprego pode ocorrer a qualquer momento, tendo como exemplo recente, um vendaval que atingiu o bairro Flamboyant em nossa cidade onde houve destelhamento de várias casas e diversas arvores foram arrancadas, ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros e ainda a cratera formada na esquina das Ruas Floriano Peixoto com a Joaquim Galvão de França, onde um veículo foi "engolido" pelo buraco e no dia seguinte a erosão ameaçava os imóveis das áreas lindeiras.

Sargento Valmir recorda que já encaminhou um Requerimento em 2013, solicitando informações sobre a Defesa Civil em nossa cidade, respondido pela Prefeitura Municipal informando que: “... o executivo esta estudando a nova legislação visando adequar a legislação municipal, de forma a introduzir as inovações trazidas, com a finalidade de manter a estrutura municipal em consonância com a Politica Nacional de Defesa Civil”.

o Edil esclarece que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC - é o órgão municipal responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município. É de grande importância a criação da COMDEC , porque é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar. É necessário que a população esteja organizada e preparada, e orientada sobre o que fazer e como fazer.

É aí que a Defesa Civil Municipal se faz presente. Esse órgão é denominado de Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC. A principal atribuição da COMDEC é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos onde é planejado o que fazer, quem faz e quando fazer.

Mas somente planos bem elaborados pelos órgãos de governo não são suficientes. É preciso que a comunidade participe das atividades de defesa civil no município, organizando-se em Núcleos de Defesa Civil – NUDEC que irão auxiliar a COMDEC, desde o planejamento até a execução das ações de defesa civil. A expectativa do vereador Sargento Valmir é que a administração agilize a formação do Conselho Municipal de Defesa Civil, antes que coisas ruins aconteçam e a população sofra com a falta deste importante recurso municipal que é a Defesa Civil.