Vereador Sargento Valmir participa de eventos na Semana Nacional de Trânsito

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
A Semana Nacional do Trânsito aconteceu de 18 a 25 de setembro

A programação da Semana Nacional do Trânsito 2013 prosseguiu nesta semana com atividades voltadas ao público infantil. Este ano, o tema proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas".

No dicionário, a palavra trânsito é definida como movimento de veículos e pedestres. Algo simples na teoria, mas que na prática causa muitos problemas. Entretanto, mesmo com sinalização do solo, de semáforos e até de radares, não é difícil encontrar irregularidades no trânsito. Isso porque alguns motoristas esquecem-se da própria segurança ao dirigir embriagado, por exemplo.

Comemorando a Semana Nacional de Trânsito - 18 a 25 de setembro – no dia 20, os alunos dos quintos anos apresentaram seis situações relacionadas ao assunto. Foram montadas e encenadas três posturas adequadas e três impróprias que ocorrem com muita frequência no trânsito. O publico presente foi composto de alunos do ensino infantil, que aplaudiram as apresentações. E as professoras Alessandra Martins e Cristiane Almeida foram as responsáveis pelos ensaios. Com um cenário mesclado de placas de sinalizações e veículos de brinquedo, os alunos “motoristas” expuseram situações vivenciadas no dia a dia.

Além da presença do Vereador Sargento Valmir, as apresentações foram assistidas pelas instrutoras do PROERD, soldados Fem. PM Juliana e Eliana, além do Cabo Fem. PM Solange, integrantes do 32° Batalhão da Polícia Militar/Assis.

O vereador Sargento Valmir também esteve juntamente com as soldados Fem. PM Juliana e Eliana, integrantes do 32° Batalhão na EMEIF “Rubem Alves”, a convite professores Henrique de Vito Zollner, Edilene Ribeiro de Mendonça e Claudete Ortiz também realizaram um importante trabalho relacionado sobre a Semana Nacional do Trânsito. As crianças ouviram as policiais e o vereador e em seguida passaram por um belo cenário – Rua – onde havia sinalizações, placa, semáforo, policiamento, obstáculos, lombadas e faixa de segurança.

Os alunos se mostraram bastantes receptivos ao tema, interagiram com os convidados e com os professores e cada um recebeu uma mini Carteira de Habilitação.

Já no dia 25, data do encerramento da Semana Nacional de Trânsito, o Vereador Valmir Dionizio esteve presente na Base Operacional da Policia Militar Rodoviária de Assis, Rodovia Raposo Tavares Km 445, onde os policiais juntamente com os colaboradores do CEST/SENAT desenvolveram ações de conscientização, especialmente quanto a Lei Seca – Se beber não dirija. Nicola Vasili Kumov diretor do SEST/SENAT mais uma vez esteve presente com sua equipe e realizaram aferição de pressão arterial, e exame de Glicemia (Diabetes), além de distribuírem material educativo, folders e camisetas.

Os motoristas que eram parados pelos policiais Sd PM Augusto e Sd PM Fabiano e convidados, aceitavam prontamente participar do evento, e comentaram que não costumam verificar a pressão e avaliar a glicemia com frequência, uma vez que com a correria e os poucos horários de folga, com cargas de horário e sempre longe de casa a saúde infelizmente fica para segundo plano. A campanha desse ano parte de uma realidade impactante, mas que nem sempre é lembrada pelos motoristas: quando um acidente não resulta em óbito, pode deixar graves sequelas em suas vítimas.