Vereador questiona fornecimento de gravações de câmeras de monitoramento

por Thiago Zanirato última modificação 06/09/2022 16h40

Durante sessão da Câmara realizada na segunda-feira (5), o vereador Vinícius Símili questionou o Executivo sobre a liberação das imagens de câmeras de monitoramento da cidade.

De acordo com o vereador, ele foi procurado por alguns munícipes que relataram sobre ocorrências de furtos registradas na cidade, porém, ao solicitarem as imagens do serviço de monitoramento foi exigido um processo burocrático rigoroso.

Segundo Símili, as imagens de monitoramento foram solicitadas ao Executivo, por meio de requerimento no dia 10 de agosto e até o momento não obteve acesso. Porém, um site de notícias do município publicou imagens do mesmo sistema o que segundo a lei não é permitido.

As imagens registradas pelo sistema de monitoramento, somente serão disponibilizadas por requisições ou solicitações do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. Se existe uma regra clara em que se diz somente serão cedidas para essas instituições, como as imagens estão indo parar em um portal de notícias da cidade como matéria de capa?”.

Diante desses fatos, o vereador solicitou a prefeitura, que além das imagens também sejam enviadas informações sobre os responsáveis das autorizações.

“Se a lei fala somente serão cedidas de acordo com essas situações e estão passando as imagens para um portal de notícias, é estranho e perigoso”, finalizou.