Vereador Professor Thiago exalta na tribuna o Dia Mundial da Água

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11
O vereador destacou cuidados que devemos ter para preservar esse precioso bem.

Durante a sessão realizada nesta segunda-feira, dia 23 de março, o vereador Professor Thiago fez o uso da tribuna para abordar questões relativas ao Dia Mundial da Água.

“Esta data é comemorada internacionalmente desde o ano de 1992, quando a ONU estabeleceu uma data para que lideranças e pessoas ao redor de todo o mundo passassem a debater questões vinculadas ao uso racional da água”, informa o vereador.

“Apesar de termos muita água em nosso planeta, a grande maioria não é potável ou não está em fácil acesso. Estima-se que somente 1% de toda água do mundo esteja apta ao fácil consumo humano”, alerta.

Em relação ao nosso município, o vereador expôs que a situação não é tão confortável como muitos pensam, segundo especialista Assis possui várias nascentes rurais e urbanas, mas a maioria delas encontram-se em intenso processo de degradação.

Diante deste cenário, faz-se necessário a adoção de muitos atos, dos quais o vereador destaca: “melhorias na drenagem urbana, recuperação de matas ciliares, controle de processos erosivos, replantio de árvores nas áreas de nascentes etc”.

Paralelo a estas questões de responsabilidade do poder público, a população também pode e deve contribuir com ações simples, tais como: “não tomar banhos demorados, fechar a torneira enquanto escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça, varrer o quintal antes de lavá-lo e fazer a lavagem somente quando realmente necessário, lavar carros e motos com menor frequência e fechar o esguicho enquanto o ensaboa”, continua o vereador Professor Thiago.

“Usar água representa antes de tudo um ato de responsabilidade, assim, seu uso racional deve ser um dever de todos para que no futuro não tenhamos maiores problemas com a escassez o que já é comum em várias partes do mundo”. finaliza o vereador que possui ampla experiência na área ambiental.(23/03/2015)