Vereador cobra investimento na área de recuperação de jovens dependentes químicos

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
Será apresentado um requerimento solicitando auxílio financeiro às comunidades terapêuticas da cidade

O vereador Reinaldo da CREMOS, após visita às Comunidades Terapêuticas de Assis, constatou as dificuldades que essas entidades atravessam por falta de recursos, pois os espaços não contam com o suporte financeiro de nenhuma esfera governamental (União, Estado e Município).

Visto que na última tipificação federal as comunidades terapêuticas foram excluídas da pasta da Secretaria de Assistência Social, já há nove anos, as comunidades deixaram de receber o auxílio do município e foram encaminhadas a fazer parte da pasta da Secretária da Saúde, que também não dispõe de recursos para celebrar convênios com essas entidades.

Na última reunião do COMUD – Conselho Municipal de Política sobre Drogas, do qual o vereador Reinaldo participou como convidado, descobriu-se que não houve transferência de recurso do município para o fundo do conselho.

Diante disso, o vereador apresentará um requerimento na próxima Sessão Ordinária, solicitando do poder executivo a possibilidade de investimento para celebrar convênios com as comunidades terapêuticas do município.

Visto que o problema de uso abusivo de droga e álcool tem aumentado em Assis e, em consequência, tem crescido a procura por tratamento nas comunidades terapêuticas, as entidades não estão conseguindo suprir toda a demanda, justamente pela falta de recursos.