Vereador Alexandre Cachorrão cobra do município o “Selo Amigo do Idoso”

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11
Segundo estatísticas até 2050 teremos mais idosos que crianças no mundo.

Com a preocupação em melhor qualidade de vida à melhor idade no município de Assis, o vereador Alexandre Cachorrão Presidente da Comissão da Juventude, Idosos e Pessoas com Deficiência, apresentou requerimento ao prefeito Ricardo Pinheiro Santana, cobrando a implantação do “Selo Município Amigo do Idoso” criado em 2012 pelo Governo Estadual.

O Selo foi criado para incentivar os municípios a desenvolver politicas publicas voltado aos idosos, e para que a prefeitura adquira este certificado precisará desenvolver várias ações como: fortalecer o Conselho e o Fundo Municipal do Idoso, implementar ações e promoções de saúde, ampliação do sistema de vacina, garantir os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social, garantir a acessibilidade principalmente em transportes públicos, estimular ações voluntárias para atuar em projetos com idosos, realizar ações de saúde bucal, ocular e auditiva, entre outras.

O vereador também cobrou a realização da Conferência Municipal do Idoso e a inauguração do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o Centro Idoso Dia (CDI) que estão sendo construídos em Assis com recursos estaduais aprovados pela Câmara, porém sem data certa para inaugurar e com certo atraso no CDI. No documento, pediu informações detalhadas de como funcionará cada um estes equipamentos.

Segundo Alexandre, até 2050 a população idosa deverá representar 22% da população mundial, deste numero mais de 80% viverá em países em desenvolvimento como o Brasil. “Com a expectativa de vida cada vez mais alta, caminhamos para um mundo com mais idosos que crianças, por isso, é importante investir em saúde e bem estar”, explica o vereador.(19/02/2015)