Timba responde Cetesb e cobra Plano de Saneamento Básico na cidade

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
A nota foi publicada no início desse mês acerca da fossa séptica instalada na sede da Cetesb

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, em nota publicada no início do mês no Jornal de Assis respondendo ao requerimento do Vereador Timba, sobre a instalação de fossas sépticas no complexo de construções nos arredores da FICAR, informa que a fossa instalada em sua sede foi feita de maneira regular, não apresentando riscos ambientais.

Contudo, os questionamentos do vereador, que também é Presidente da Comissão do Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento da Câmara, vão além da constatação do uso de fossas sépticas naquela região. Em tribuna, Timba solicita um Plano Municipal de Saneamento Básico para nortear as ações das empresas prestadoras de serviço de água e esgoto na cidade. Ele recorda que desde a década de 80, todos os munícipes pagam tributos pela execução do serviço em Assis.

De acordo com Timba, o problema é urgente, pois o uso de fossas construídas de forma irregular e a grande exploração de poços artesianos estão comprometendo o lençol freático que passa em Assis.

O vereador disse ainda, que vários córregos que cortam a cidade estão comprometidos por causa da poluição gerada pelo escoamento de esgoto não tratado e assoreamento, como é o caso da Água do Jacu, da nascente em frente à Casa da Criança e a Água do Óleo. “Há 10 anos que esse problema se arrasta na cidade e é preciso se organizar e cuidar urgentemente do meio ambiente”, ressalta Timba.