Sessões ordinárias voltam a ser realizadas no plenário da Câmara Municipal

por Analli Venâncio última modificação 28/01/2026 17h57
Após vistoria técnica, Câmara retoma sessões presenciais no plenário
Sessões ordinárias voltam a ser realizadas no plenário da Câmara Municipal

Assista a reportagem - clique aqui

As sessões ordinárias da Câmara Municipal voltarão a ser realizadas no plenário da Casa de Leis. Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente da Câmara, Paulo Mattioli, se reuniu com representantes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Obras. A decisão dos técnicos foi pela liberação do plenário, bem como do complexo da TV Câmara.

De acordo com Mattioli, o setor dos servidores do andar superior, localizado ao lado da obra, além da sala de reuniões e da lavanderia, devem permanecer interditados. No entanto, o secretário municipal de Obras, Leandro Gabrigna, explica que a medida é apenas preventiva.

“Vamos liberar o plenário para a realização das sessões. Ainda ficará uma parte do prédio interditada por precaução. As obras estão a pleno vapor, a equipe está trabalhando e acredito que, dentro de 60 dias, a gente consiga concluir esta etapa para, em seguida, fazer a finalização, que também é parte da Prefeitura”, explicou.

O secretário destacou ainda que a Prefeitura realizou a licitação de serviços como canal, bocas de lobo e o piscinão.

“A parte externa não foi licitada pela Prefeitura, por isso, volta e meia há funcionários e maquinário municipal trabalhando no entorno. Já a parte interna, que envolve o canal e o piscinão, está sendo executada pela empresa contratada, com acompanhamento dos nossos engenheiros”, ressaltou Gabrigna.

Para o engenheiro civil da Prefeitura, Rui César Spera, as obras seguem o cronograma. No entanto, no mês de janeiro, por causa das chuvas, o serviço fica totalmente inviável.

“Temos avanço nas obras e continuaremos acompanhando. O objetivo é sanar o problema por completo para que todos os moradores dos bairros deste setor não sofram mais com alagamentos”, analisou Spera.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros, Fernando Calógero, ressaltou a presença da corporação desde o início dos trabalhos.

“Desde o início estamos acompanhando. Tivemos o mês de novembro com uma chuva devastadora em Assis e, hoje, nesta reavaliação, percebemos que as obras estão bastante avançadas. Não há risco de desabamento, mas, preventivamente, é feito um trabalho técnico acompanhado pela Prefeitura e por engenheiros. Ao final, a conclusão da obra mostrará que o serviço foi bem programado e calculado”, comentou o capitão.

O presidente da Câmara também falou sobre o andamento da obra e frisou que continuará mantendo a população informada sobre cada etapa.

“Queremos sempre explicar tudo com muita transparência. Atualmente, a água já não corre mais pela lateral da Câmara e já começou também a fase de aterramento. Nos próximos meses, estaremos junto com os moradores da região comemorando essas benfeitorias, principalmente com o fim dos alagamentos naquela área”, concluiu Mattioli.

A primeira sessão de 2026 acontece no dia 2 de fevereiro. A Câmara Municipal de Assis está localizada na Rua José Bonifácio, nº 1001, bairro Leblon. As sessões têm início às 18h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 31.3) Rádio Câmara (95,5) e pelo YouTube: youtube.com/@tvcamaraassis.