Sargento Valmir representa Assis em evento internacional

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
Free Mind 2013 – Vamos tirar as drogas das cabeças dos jovens e colocá-las em discussão. Prevenção, reeducação da emoção e ressocialização dos usuários de drogas.

O Vereador Valmir Dionizio, esteve representando a Câmara Municipal, juntamente com um grupo de voluntários do Amor Exigente de Assis, participando do Congresso Free mind 2013 que aconteceu em São Paulo (Anhembi) nos dias 19 e 20 de janeiro – Evento que foi uma parceria entre o Amor Exigente e a Academia da Inteligência. A promoção foi das quatro principais federações brasileiras de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT, FETEB, FENOCT e CRUZ AZUL), além do apoio de diversas entidades e empresas patrocinadoras.

Mobilizados, empresários, profissionais liberais, religiosos e dependentes em recuperação iniciaram uma cruzada, apoiados pelo escritor e psiquiatra Augusto Cury, buscaram nas práticas com evidências científicas no setor de tratamento, prevenção, apoio à família e ressocialização de dependentes químicos o que se precisava para poder dar consistência no que hoje se torna o FREE MIND.

Os temas desenvolvidos foram:

Comunidades Terapêuticas e a Política Nacional sobre Drogas – Dra. Paulina Duarte – SENAD. Desafio atual – Epidemia do crack – Palestrante Internacional - Thom Browne – USA. O cárcere das drogas e ferramentas para uma mente livre – Dr. Augusto Cury – Médico e Escritor; Família antes e depois da dependência – Dra. Mara Silvia Carvalho de Menezes – Amor Exigente; Força do 3º setor nos EUA – Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira – COED; A transformação pela Fé – Dom Irineu Danelon – Líder da Pastoral da Sobriedade; Drogas Lícitas – o início de tudo – Dr. João Paulo Becker Lotuf; Drogas e Violência nas Varas da Infância – Dr. Paulo Brandão – Juiz da Infância e Juventude; Tratamento: – O valor do trabalho no processo de recuperação – Maurício Landre; – Espiritualidade como ferramenta de recuperação – Geraldo Rossi – A importância da interdisciplinaridade no tratamento – LauraFracasso - A preparação da reinserção social – Juliano Santos – Coordenador APOT; Escolas – Como lidar com o tema – Dr. Ricardo Monteiro – Instituto da Inteligência (Portugal); O consumo de drogas no Brasil – tendências e implicações – Dr. Ronaldo Laranjeira - UNIFESP; “Os Códigos Da Inteligência- Qualidade De Vida No Século XXI” – Dr. Augusto Cury.

No sábado durante o almoço houve uma apresentação da Banda PROERD de Curitiba/PR e a noite um Show Musical – Dunga (Canção Nova) e Comunidade Recado.

Paralelamente ao Evento ocorreram alguns Workshops com vários temas interessantes, inclusive discutindo Políticas Públicas sobre Drogas – Como criar, atuar e avançar, com participação do Dr LACO de São Paulo, Dr Clóves Benevides - Subsecretario de Politicas sobre Drogas do estado de Minas Gerais, Drª. Magda Valadares, Superintendente politicas sobre Drogas de Tocantins TO e Jardel Alderico, Secretario de Promoção da Paz do Estado de Alagoas/AL.

“Assis esteve representada neste evento nacional com o intuito de fortalecermos os grupos de apoios, o Conselho Municipal sobre Drogas, aumentarmos as coalizões e estimularmos estudos sobre o tema, a fim de buscarmos soluções para minimizarmos os riscos da epidemia das drogas, auxiliando especialmente na prevenção e ajudando os jovens na busca da sua recuperação, ressocialização e controle da doença” acrescentou o vereador de Assis.