Sargento Valmir reitera pedido de implantação do CAPS-AD

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11

Em documento encaminhado ao Prefeito Municipal, o vereador Valmir Dionizio - PSC reitera o pedido de instalação do CAPS-AD e questiona quais os profissionais que foram contratados para cuidados exclusivos de álcool e drogas atuando no CIAPS.

Questiona quais os integrantes do Comitê Municipal Intersetorial sobre Álcool e drogas, que tem a participação das Secretarias Municipais da Assistência Social, Educação e de Cultura com o objetivo de acolhimento e apoio as famílias, promoção e fomento de ações de prevenção ao uso de drogas, junto a população vulnerável.

Para a população entender, o Programa CAPS AD Centro de Atenção Psicossocial Álcool e drogas do Ministério da Saúde, é regulamentado pela Portaria n.º 3.088/2011 e a Portaria n.º 3.089; E o Programa tem como condição básica para aderir ao  mesmo, que o município ou REGIÃO de Saúde com população tenha mais de 200 mil habitantes. Fato este que nos remete ao imprescindível apoio do CIVAP, cujo presidente atual é o Prefeito de Assis.

O CAPS AD é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês).

A preocupação do Sargento Valmir leva em conta que desde 2011 o então vereador Ricardo Pinheiro solicitava informações com relação a implantação do CAPS-AD em nossa cidade, tendo como resposta assinada a época pelo prefeito Ézio Spera, que afirmava que estavam sendo feitos estudos pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde um projeto para implantação do CAPS-AD Regional, de acordo com a Portaria n.º 2.841/2010.

Vislumbra-se que desde 2011 a gestão municipal tentava acatar a vontade popular expressa na IX Conferencia Municipal de Saúde e que o CAPS AD que seria implantado naquele ano, e não foi implantado até agora.

Em 2013 o vereador Valmir Dionizio após requerer informações sobre o assunto, obteve uma resposta do Executivo onde o prefeito esclareceu que estudos e trabalhos preliminares encontravam-se em andamento, no sentido de efetuar o levantamento e cadastramento da população alvo do programa, de modo a subsidiar o encaminhamento do projeto às instâncias superiores, efetivar a instalação do CAPS-AD nesta municipalidade.

Sargento Valmir afirma que sua preocupação é com os dependentes e suas famílias e também com a população de rua, que em sua maioria são usuários de drogas ilícitas. Além do aumento da criminalidade, com grande número de ocorrências policiais envolvendo essa parcela da população.

A expectativa é que o Prefeito agilize a implantação do CAPS-AD, com apoio do CIVAP e claro com a contribuição do Legislativo local.