Sargento Valmir questiona falta de remédios nas Unidades Dispensadoras

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
O vereador levou a questão para a tribuna da Câmara e enviou requerimento ao prefeito

A constante reclamação por parte dos usuários da rede publica de saúde, com relação à falta de medicamentos nas Unidades Dispensadoras e com a informação de que desde dezembro 2015, existe uma falta de mais de 30% dos medicamentos em nosso município, além da necessidade de garantir aos usuários do SUS, o acesso aos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos - REMUME - com uma lista de 366 itens levou o Vereador Valmir Dionizio a tribuna na última sessão.
A falta de previsão para que todos os medicamentos sejam colocados á disposição, e o dever da Secretaria Municipal da Saúde em garantir ao usuário o direito á medicação, levou o vereador Sargento Valmir apresentar requerimento ao Prefeito, com os seguintes questionamentos: “Quais os itens (medicamentos) que atualmente não estão disponíveis aos usuários da rede nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos? Qual o motivo para a falta da medicação? Qual a previsão para que os itens em falta estejam disponíveis novamente nas Unidades Dispensadoras?”.
O Vereador questiona também se existe uma possibilidade dos medicamentos (itens faltantes) serem solicitados de forma administrativa direto na Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de garantir o acesso ao tratamento por parte do usuário.
De acordo com o Regimento Interno, respostas serão dadas no prazo de 15 dias e até lá infelizmente os pacientes tem somente algumas opções: ou ficam sem os remédios, ou compram nas farmácias particulares, ou procuram o Judiciário. (23/03/2016)