Sargento Valmir inicia tratativas para retirar trilhos do centro da cidade

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
As primeiras foram encaminhadas a partir de requerimentos na última sessão

O vereador Valmir Dionizio -PSC- encaminhou na última sessão ordinária um requerimento ao Prefeito Municipal, solicitando a retomada de estudos e tratativas para a retirada dos trilhos de trem (linha férrea) da área central da cidade de Assis/SP, com sua mudança para a região oeste do município, passando por fora da área urbana.

Também foi encaminhado documento ao Ministro de Estado dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, solicitando autorização e auxilio para a concretização da mudança dos trilhos, e mostrando ao mesmo que o processo de retirada seria uma transferência de local, o que não elimina a existência dos trilhos, uma vez que o sistema ferroviário brasileiro apresenta um cenário evolutivo favorável e os constantes e progressivos investimentos nesse setor pretendem aumentar o potencial de atração de novos clientes e de ampliação de sua importância nos transportes brasileiros.

Segundo o vereador, a sugestão da retirada dos trilhos da antiga FEPASA - hoje RUMO ALL - é uma antiga aspiração de todos os setores da nossa comunidade devido à baixa operancia da Empresa na cidade, aliado ao fato de que os moradores procuraram constantemente o Legislativo e o Executivo com essa finalidade. E também pleitear a apresentação de um projeto com sustentação ambiental, e retorno financeiro que viabilize os investimentos de tal envergadura.

No local, existe várias possibilidades, desde a construção de uma avenida unindo os extremos da cidade, ligando a região do Parque Colinas até o Parque das Acácias, ou a construção de uma moderna ciclovia, e ainda a construção de equipamentos públicos atrelados a Educação, Cultura, Lazer, Esporte, e até a possibilidade de atrair investimentos, como um novo e grande Shopping Center.

Após consulta aos órgãos de imprensa no Estado, mostrou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) num passado recente afirmou que existem diversos pedidos para retirar os trilhos das áreas urbanas, inclusive a cidade de São José do Rio Preto que está na lista das que reivindicam contornos ferroviários para eliminar a passagem de trens por áreas densamente povoadas. Também constam na lista o município de Americana, e a imprensa noticiou também que a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária aprovou projetos de transposição da linha férrea em Jaú, Bauru, Botucatu, Pederneiras, Dois Córregos, Jales, Catiguá, São Carlos e Guararema. As obras visam à solução dos conflitos entre a operação ferroviária e o sistema urbano.

Tratando em específico das condições vivenciadas no Município de Assis, o vereador Valmir Dionizio afirma que foram expedidos também Ofícios ao Diretor-Geral do DNIT e ao Diretor Geral da ANTT, solicitando o início das mobilizações que venham a ser necessárias neste segmento de atuação, a partir do que poderão ser acionadas as Áreas competentes. (02/12/2015)

VALMIR DIONIZIO
VALMIR DIONIZIO disse:
04/12/2015 13h27
Boa tarde!!! Sobre a transferência da linha férrea!
Esclareço que a idéia original nunca foi a retirada da linha, e extinção dos trens!
A proposta é a mudança estratégica de posição geográfica, saindo do centro da cidade, para uma região fora do perímetro urbano.
E o pedido tem como finalidade dar maior fluidez no transito da cidade, existem dezenas de cruzamentos em nível que estão fechados por conta da linha, e ainda com a mudança da linha para fora do perímetro urbano, no local atual, poderá ser desenvolvido uma bela ciclovia, uma avenida, e a valorização dos terrenos lindeiros propiciaria uma alavancada no comercio local, e ainda, existe um grupo de empresários que pretendem construir um grande Shopping Center, e com com a retirada dos trilhos e implantação de uma avenida ligando o Parque das Acácias até o Parque Colinas, dariam um grande salto de qualidade para esse investimento.
Sem contar que diversos equipamentos públicos poderão ser inalados neste local onde estão os trilhos, nas áreas de cultura, lazer, educação enfim, existem muitos pontos positivos com a transferência dos trilhos. Inclusive se esse meio de transporte for retomado e incentivado pelo Governo Federal, os trilhos no centro provocam muitos acidentes de transito e riscos de descarrilhamentos.
Att
Valmir Dionizio