Sargento Valmir apresenta proposta de sistema de Videomonitoramento

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O sistema seria instalado nos principais pontos públicos de Assis em parceria com a Polícia Militar

Vereador Sargento Valmir (PSD), atual Presidente da Câmara, apresentou requerimento ao prefeito questionando se existe a possibilidade do Poder Executivo manter contato com a Polícia Militar e enviar, ainda este ano, um Projeto de Lei sobre a implantação de serviços de videomonitoramento em Assis. Lembrando que o vereador apresentou à gestão passada essa sugestão sobre o tema, contudo a proposta não teve sequência.

O vereador cita como exemplo o município de Marília e, também, que há pouco tempo, a imprensa regional deu ênfase à cidade de Ourinhos/SP, destacando que através de uma parceria com a Polícia Militar, o Governo Municipal anunciou a implantação do Sistema de Videomonitoramento. “É preciso fazer tratativas junto ao Governo Federal e Estadual para viabilizarmos um projeto através de Convênio com a cidade”, salienta o Presidente da Câmara.

Sargento Valmir comenta que no mês de janeiro esteve no Batalhão da Polícia Militar em Marília, onde já existe o sistema de videomonitoramento, e o Major Nonato, que mostrou as instalações do sistema que está pronto e em uso na prefeitura daquela cidade, disse que o Batalhão possui, também, um link das câmeras em monitoramento.

Em Marília, o sistema conta com equipamentos de última geração, sendo composto por câmeras capazes de dar um zoom de até 6.000 (seis mil) metros e este serviço auxilia o trabalho da Polícia Militar no aspecto social, ajudando o cidadão que esteja passando por alguma necessidade, como no combate ao crime, em ações de repressão ao tráfico de drogas, o roubo de veículos e depredações ao patrimônio público. Além disso, o sistema também promove à população uma sensação de segurança e proteção.

O sistema de videomonitoramento vem sido amplamente aplicado em centenas de cidades do Estado de São Paulo e no Brasil, e esta medida tem mostrado resultados satisfatórios, atenuando sensivelmente os índices estatísticos de furtos, roubos, tráfico e demais delitos, sendo um local de integração dos órgãos de segurança, onde o trabalho será realizado para combater a violência e também ajudar em outros setores que competem à administração pública como, por exemplo, o Departamento Municipal de Trânsito.

“Um projeto de videomonitoramento pode integrar as ações das Polícias Militar e Civil em Defesa da Vida, uma das prioridades de qualquer administração Pública, que objetiva enfrentar a violência com ações policiais e de inclusão social”, conclui Valmir Dionizio.