Resposta ao Legislativo revela que dois fisioterapeutas capacitados atendem público infantil na rede municipal

O Requerimento nº 336/2025, solicitando ao Poder Executivo informações detalhadas sobre a oferta de atendimentos de fisioterapia infantil na rede pública municipal de saúde, foi apresentado pelo vereador Pastor Edinho (Republicanos).
“Solicitei informações de como está este atendimento, a quantidade de profissionais e detalhes sobre a demanda desta área específica”, explicou o parlamentar.
O requerimento destaca que muitas condições de saúde na infância como síndromes genéticas, deficiências motoras, distúrbios neurológicos, doenças respiratórias e ortopédicas exigem acompanhamento fisioterapêutico regular e especializado. Segundo o vereador, o acesso precoce a esse tipo de atendimento é essencial para garantir o pleno desenvolvimento da criança e prevenir agravos futuros.
Além disso, Pastor Edinho ressaltou a importância de conhecer a atual estrutura de serviços disponíveis no município, para que ações e melhorias na assistência à saúde infantil possam ser planejadas.
O documento ainda reforça que é responsabilidade do Poder Público garantir a oferta de serviços de reabilitação adequados e acessíveis a todas as crianças que deles necessitem.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura detalhou a situação atual do atendimento de fisioterapia infantil:
- Profissionais em atividade
A rede municipal de saúde conta com 11 fisioterapeutas, sendo que 2 estão capacitados para atendimento infantil. A prefeitura esclareceu que os concursos públicos realizados não estipularam especialidades para a demanda infantil. - Unidades que oferecem atendimento infantil
- Território da Atenção Primária à Saúde (UBS/ESF): Equipe e-multi composta por fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e psiquiatra.
- Programa Sentindo: Atendimento a crianças de 2 a 10 anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- Centro de Reabilitação: Uma fisioterapeuta capacitada para atendimento infantil.
Atualmente, há uma fila de 170 crianças aguardando triagem, com início dos atendimentos para a demanda de janeiro de 2024. As chamadas seguem a ordem da fila, buscando garantir maior acessibilidade e transparência.
A Secretaria Municipal da Educação mantém convênios com os serviços SER e SIM, que atendem crianças com demandas específicas e complexas. A APAE também presta atendimento a algumas doenças e síndromes sob sua responsabilidade.
RESPOSTA AO REQUERIMENTO 336/2025
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis