Requerimento solicita informações sobre fila e cirurgias de catarata em Assis

por Analli Venâncio última modificação 25/08/2026 15h40
Pedido também busca informações sobre mutirões e ações adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde
Requerimento solicita informações sobre fila e cirurgias de catarata em Assis
Imagem - IA

Questionamentos sobre o andamento das consultas, exames e cirurgias de catarata estão no Requerimento nº 608/2026, apresentado pelo vereador Pastor Edinho (Republicanos) e encaminhado ao Poder Executivo.

O documento solicita informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre o número de pacientes que atualmente aguardam por consulta, exames e cirurgia de catarata no município, além do tempo médio de espera entre o diagnóstico e a realização do procedimento.

O parlamentar também quer saber se o município possui contrato ou convênio vigente para a realização das cirurgias, quais unidades são responsáveis pelo atendimento e quantos procedimentos foram contratados.

Outro ponto solicitado é o número de cirurgias de catarata realizadas em 2024, 2025 e até o momento em 2026.

O requerimento ainda questiona se existe previsão de mutirões ou ampliação da oferta de cirurgias para reduzir a fila de espera e quais medidas estão sendo adotadas pela pasta responsável para agilizar o atendimento aos pacientes.

Segundo Pastor Edinho, o objetivo é acompanhar a evolução da demanda e manter a população informada sobre o atendimento oftalmológico.

“Se a Secretaria de Saúde fará algum mutirão, ou, caso já tenha sido realizado recentemente, quanto avançamos? Sabemos que a fila está caminhando, mas é preciso manter a população informada, tanto para evitar demora nas consultas e exames quanto para avançar nas cirurgias”, ressaltou.