Projeto que tenta inibir o uso de cigarros eletrônicos é aprovado na Câmara

por Stéfani Cordeiro última modificação 17/05/2022 09h56

Preocupado com o aumento do consumo dos chamados cigarros eletrônicos, também conhecidos como "Vape ou Jull" em Assis, o vereador Pastor Edinho fez um Projeto para tentar inibir o aumento exponencial do uso do produto, principalmente por jovens e adolescentes.

O Projeto de Lei nº 59/2022 institui no Município de Assis a campanha preventiva de orientação permanente sobre os males causados pelo hábito de fumar cigarros eletrônicos. As Comissões de Cidadania e Constituição e Justiça deram os pareceres favoráveis ao Projeto que foi votado e aprovado por unanimidade na 16ª Sessão Ordinária, em 16 de maio de 2022.

O cigarro eletrônico é composto, normalmente, por uma lâmpada de LED, bateria, microprocessador, sensor, atomizador e cartucho de nicotina líquida que é aquecida por uma pequena resistência, fazendo com que se torne vapor, causador de diversos malefícios à saúde.

No disposto do Projeto, fica determinada que a propaganda deve alertar sobre os males que podem ser causados pela prática de fumar, afirmando que o uso do cigarro eletrônico pode aumentar as chances de infecções pulmonares, como enfisema pulmonar, além de dermatites, doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Agora o Projeto vai para a sanção do Poder Executivo para se tornar Lei Municipal.

Fonte: Câmara Municipal de Assis