Projeto que proíbe queima de fogos com estampido é aprovado pela Câmara

por Stéfani Cordeiro última modificação 29/06/2022 10h03

Quem possui animais em casa é testemunha do terror que os fogos de estampidos e similares representam. A cada jogo de futebol e data comemorativa os tutores buscam passar o tempo em casa, para minimizar o estresse de seus pets. Para tentar resolver esse problema que atinge grande parte da população assisense o vereador Tenente Gênova propôs um projeto que foi votado e aprovado na 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada nesta segunda-feira, dia 27.

O Projeto de Lei n° 21/2022 proíbe categoricamente o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Assis. Além dos animais, o projeto preconiza o bem-estar de idosos, doentes, bebês, crianças e autistas que sofrem com os estouros e estampidos, principalmente cães, gatos e aves que têm o aparelho auditivo bastantes sensíveis, de maneira que ficam estressados e chegam a se mutilar ou se acidentar na ânsia de fugir de tais ruídos.

Por outro lado, o projeto não objetiva proibir os fogos de visuais, que trazem luzes e cores e não produzem estampidos. A ideia é acabar com a poluição sonora, mas ao mesmo tempo atender às expectativas dos que esperam pelo espetáculo pirotécnico, principalmente durante grandes festas populares, já que, os fogos de artifício visuais, sem estampidos, podem ser utilizados normalmente.

Fonte: Câmara Municipal de Assis