Projeto que institui Política de Prevenção ao Câncer de Ovário, foi aprovado

por Thiago Zanirato última modificação 01/09/2022 10h20

Na última Segunda-feira, 29, foi aprovado pelos parlamentares da Câmara Municipal de Assis, um projeto que institui a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário.

O PL é de autoria do Vereador Pastor Edinho e tem como principal objetivo, disponibilizar informações específicas sobre o câncer de ovário a fim de fomentar a investigação precoce da doença, nas unidades de saúde da rede pública do município. O projeto também visa garantir a disponibilização de exames especializados.

Na exposição de motivos, o projeto relata que segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de ovário é o câncer ginecológico de maior letalidade, apesar de ser menos frequente. Isso porque é o mais difícil e ser diagnosticado em estágios iniciais, fazendo com que a mulher que recebe esse diagnóstico já esteja com a doença em estágio avançado, mais difícil de tratar e curar. Cerca de ¾ dos tumores malignos já estão em estágio avançado quando acontecem os primeiros diagnósticos.

É necessária uma política específica para o câncer de ovário. A demora na detecção faz com que a doença tenha uma alta taxa de mortalidade, o que deve ser alvo da preocupação e da atenção do Poder Público - declarou o autor do projeto.

Este projeto tem justamente esta finalidade, como legisladores precisamos garantir que as pessoas tenham acesso não apenas à informação, mas também aos exames e tratamentos necessários - concluiu o Vereador Pastor Edinho.