Projeto que institui o Programa de Prevenção da Saúde dos Pés foi aprovado

por Thiago Zanirato última modificação 30/03/2022 10h22

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada na Segunda-Feira, 28, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que institui o Programa de Prevenção da Saúde dos Pés, de autoria do Vereador Pastor Nivaldo da Pedalada.

De acordo com a exposição de motivos, o objetivo do programa é prevenir, diagnosticar e tratar os diversos tipos de patologias e lesões que o cidadão, em especial o diabético pode apresentar nos pés. O projeto também irá contribuir para a diminuição dos efeitos psicológicos e sociais que tem como causa os diversos tipos de lesões que afetam a saúde dos pés, em decorrência da associação de doença vascular periférica, neuropatia, infecções e traumatismos. E, no caso dos pacientes diabéticos, buscar principalmente melhorar a qualidade de vida ao diminuir as amputações de membros inferiores.

Em sua fala durante a discussão do projeto na Sessão, o Vereador Pastor Nivaldo da Pedalada - autor da propositura, declarou: É uma contradição que, apesar dos grandes processos no conhecimento e no tratamento da diabete, o pé diabético continue sendo um grande problema. Isso ocorre porque não existem programas educativos sobre o tema. A doença deve ser reconhecida e tratada de maneira apropriada. Diabete e problemas dos pés são quase sinônimos.

É fato conhecido que os diabéticos são predispostos a doenças dos pés, área povoada por uma imensa quantidade de bactérias que facilmente provocam infecções difíceis de controlar em pacientes que sofrem dessa patologia. Portanto, todas as ações que visem à prevenção de doenças e a possibilidade de melhoraria da qualidade de vida das pessoas, devem ser incentivadas - completou o Vereador.