Projeto que Institui a "Semana Municipal de Prevenção ao AVC" - de autoria do Vereador Pastor Edinho - foi aprovado

por Thiago Zanirato última modificação 26/04/2022 11h33

Na última Sessão Ordinária, realizada no dia 25 de abril, os vereadores da Câmara Municipal de Assis aprovaram por unanimidade da Instituição e Inclusão no calendário Oficial do Município de Assis a Semana Municipal de Prevenção ao AVC - Acidente Vascular Cerebral. O Projeto é de autoria do Vereador Pastor Edinho.

Na exposição de motivos, o documento ressalta que o AVC, também conhecido popularmente como derrame, é uma das principais causas de morte ou incapacidade com sequelas permanentes em nosso país. Segundo a Organização Mundial de AVC, 70 mil brasileiros morrem de AVC todos os anos – essa é a doença que mais mata no país. Uma em cada 10 pessoas que sofreram um AVC terão outro ataque nos 12 meses seguintes.

De acordo com o projeto, cabe à Secretaria Municipal da Saúde fomentar, organizar e dar ampla divulgação às ações que visam a prevenção, o combate e a conscientização sobre o tema, como campanhas, realização de palestras, discussões e eventos, com a participação de especialistas, a respeito do estilo de vida, dificuldades, pressões e demais agravantes para a ocorrência do AVC. As ações poderão ser realizadas anualmente na semana que compreender o dia 29 de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial do AVC.

A pratica de exercícios físicos, a manutenção de hábitos saudáveis e o acompanhamento médico, são medidas que precisam ser disseminadas junto à sociedade para o desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida - afirmou o autor do projeto.

Nosso objetivo é ampliar a conscientização sobre o tema, orientar a população sobre os danos causados pela doença, capacitando-a a identificar fatores agravantes e desenvolver ações de prevenção - concluiu o Vereador Pastor Edinho.