Projeto que inclui o Dia Do Museu no calendário do município é aprovado na Câmara de Assis

por Matheus Dorácio última modificação 14/02/2023 17h11

Foi aprovado na segunda-feira, 13 de fevereiro, na 3ª sessão ordinária o Projeto de Lei N° 251/2022, de autoria dos vereadores Gerson Alves e Luiz Antonio Ramão, que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Assis o Dia Municipal do Museu.

De acordo com os autores do projeto, a data deve ser celebrada anualmente no dia 12 de março.

“O presente projeto tem por finalidade enaltecer e dar a devida importância aos museus de Assis, que abrigam as histórias vivas da nossa cidade. Conhecê-los e reverenciá-los é um ato de plena civilidade, cidadania e amor à nossa história”, destaca Gerson Alves.

O vereador Luiz Antônio Ramão usou a frase do escritor e jornalista Leandro Flores, para destacar a importância do projeto na cidade.

“Um povo sem arte e sem cultura é um povo que não existe. Portanto, a cultura é um fator crucial para o ser humano, pois é através dela que encontramos as várias expressões artísticas presentes na homologação dos indivíduos e dos grupos sociais”, conta.

O projeto também estimula a realização de exposições e eventos que tenham como objetivo ampliar o público visitante em museus, memoriais e instituições de preservação da memória, também encorajar o poder público a facilitar o transporte e o acesso a museus.

O PL foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara de Assis.