Projeto que inclui o “Dia Municipal de Conscientização da Neuromielite Óptica” no calendário municipal é aprovado na Câmara

por Stéfani Cordeiro última modificação 19/02/2024 14h51

Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Luiz Antonio Ramão, aprovado na 3ª Sessão Ordinária, vai instituir e incluir no calendário oficial do município de Assis o “Dia Municipal de Conscientização da Neuromielite Óptica”, a ser comemorado anualmente em 27 de março.

A Secretaria Municipal de Saúde, em alusão à data, poderá realizar atividades com os seguintes objetivos: conscientizar a população sobre os sintomas da doença neurológica e chamar a atenção para a importância de se buscar precocemente o tratamento e dar maior visibilidade ao tema, estimulando o envolvimento de profissionais da rede pública e particular da área da Saúde, para a realização de palestras, debates, fóruns, e demais mecanismos de participação da sociedade.

A Neuromielite Óptica causa sintomas semelhantes àqueles da Esclerose Múltipla e já chegou a ser considerada uma variante dessa enfermidade. Contudo, o avanço das pesquisas ao longo dos anos, possibilitou diferenciá-las com alguns critérios de avaliação, como a extensão das lesões. Em ressonância magnética da medula espinhal, a maioria dos pacientes da doença apresenta lesões medulares extensas, cobrindo três ou mais segmentos vertebrais. Portanto, os ataques dessa doença costumam ser mais severos, isso faz com que o risco de incapacidade seja maior no transtorno de espectro de Neuromielite Óptica do que na Esclerose Múltipla.

O tratamento das doenças também é completamente diferente e existem evidências de que o uso de Beta Interferons – um dos medicamentos utilizados no tratamento da Esclerose Múltipla – pode interferir negativamente no prognóstico do paciente com Neuromielite Óptica. Logo, é recomendado que as pessoas busquem um médico capacitado para diagnóstico diferencial.

A data proposta, ou seja, o dia 27 de março, está em consonância com aquela adotada em outros países, onde a cor verde tem sido usada para sinalizar a luta em prol dos portadores da Neuromielite Óptica.