Projeto que cria o “Dia Municipal do Influenciador Digital” é aprovado na Câmara

por Stéfani Cordeiro última modificação 24/04/2024 10h47

Foi aprovado por unanimidade na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada dia 23 de abril, o projeto de lei de autoria do vereador Fernando Vieira que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Assis o "Dia Municipal do(a) Influenciador(a) Digital", a ser comemorado, anualmente, no dia 07 de abril e tem por finalidade homenagear, reconhecer, valorizar, incentivar e celebrar o(a) influenciador(a) digital, como profissional responsável por comunicar, educar e influenciar o público em diversos segmentos sociais.

Como o próprio nome já sugere, o influenciador digital pode influenciar o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores. Por conta dessa popularização, essas personalidades também se tornaram formadores de opinião. O conceito de influenciar é complexo, mas considera-se que se dá por meio de atos que devem gerar responsabilidades, sejam elas sociais ou civis. É dizer que todos devem responder e ter consciência daquilo que defendem. A ação perpassa uma ação psicológica de caráter social e/ou civil sobre algo ou alguém. No mesmo sentido, entendemos que aquele que influencia é capaz de inspirar comportamentos, criar tendências, servir como fonte de informação que tem efeito direto nas decisões de quem o segue, no estilo de vida, nas opiniões, no consumo, questões políticas, econômicas, de meio ambiente, religiosas ou sociais e tendências e padrões de consumo, dentre outros, independentemente da idade daqueles que o seguem.

"Então colocamos esse importante profissional, que hoje é uma profissão muito nova, muito recente. A gente, quando era criança, imaginava bombeiro, policial, carpinteiro, médico, hoje tem o influenciador digital que tem trazido muita informação, muita coisa boa para a população, para os seguidores e isso tem sido uma vertente do mercado, que tem investido na área digital e tem esse influenciador como um modelo, como um exemplo de comportamento, de postura política, de postura social com a família, na religião [...]. Então o influenciador digital, caminhando desse jeito, a gente só tem a parabenizar e, é em homenagem a esses profissionais que a gente instituiu na Câmara Municipal esse projeto de lei”, finaliza Fernando Vieira.