Projeto que cria a "Semana Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita" de autoria de Fernando Vieira, foi aprovado

por Thiago Zanirato última modificação 15/06/2022 11h21

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada no dia 13 de Junho, os Vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 113/2022 de autoria do vereador Fernando Vieira.

O projeto institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Assis a Semana Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita, a realizar-se, anualmente, na semana do dia 12 de junho, que é o Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita.

Neste período, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá palestras, seminários, fóruns, reuniões, campanhas educativas, campanhas de mídia, entre outros eventos congêneres, com o intuito de informar a sociedade a respeito da necessidade do diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, bem como a possibilidade de seu tratamento e seguimento clínico.

A cardiopatia congênita é um grupo de anormalidades na estrutura do aparelho cardiocirculatório, secundária a uma alteração no desenvolvimento embrionário, que pode surgir nas primeiras oito semanas da gestação, quando se forma o coração do bebê, causando insuficiência circulatória e respiratória, o que pode comprometer a qualidade de vida do paciente.

Ressaltamos a importância do diagnóstico precoce por meio de ultrassonografia ou exame morfológico ou ecocardiograma fetal, para que as nossas crianças sejam diagnosticadas ainda no útero, para que qualquer problema possa ser corrigido ainda nos primeiros anos de vida - declarou o autor da matéria.

A aprovação desse projeto é muito importante para nossa cidade e nossa região; o objetivo é conscientizar a comunidade médica, as famílias e o poder público sobre a importância desse diagnóstico precoce - completou o Vereador Fernando Vieira.