Projeto 'Ponte de Leitura' integra 15º Festival da Consciência Negra

O Galpão Cultural de Assis realizou no dia 25 de julho, através do 15º Festival da Consciência Negra, apresentação do ‘Projeto Ponte de Leitura’, viabilizado por meio de emenda parlamentar da deputada federal Juliana Cardoso (PT).
De acordo com Ana Carolina Betine, responsável técnica do Projeto, o ‘Ponte de Leitura’, tem como objetivo fortalecer o combate ao racismo e promover a valorização das culturas, negra e indígena, por meio da leitura.
“O projeto que trabalha com obras de escritores negros do Brasil, terá oito oficinas e vamos aplicar em algumas escolas e outros espaços públicos da cidade, além de futuramente expandimos para outras cidades vizinhas”, destaca Ana.
Durante o encontro, Vivivane Coutinho, que é audiodescritora, realizou a narração simultânea da apresentação do Projeto.
“É um modelo de tradução, de imagens em palavras, destinado as pessoas portadoras de deficiência. Tudo que é do campo visual nós descrevemos, desde o tipo de ambiente, posição das pessoas, características físicas dos apresentadores, entre outros. Um trabalho realizado pensando na perspectiva da pessoa portadora de deficiência, aonde eles se sentem parte integrante do evento e conseguem participar através dos conteúdos descritos por meio da audiodescrição”, explica Viviane.
Em Assis, o encontro foi idealizado pelo Instituto Zimbauê em parceria com outras instituições, como a APDESP – Associação das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo.
Acompanhe a reportagem completa pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Apd0gJKx0zU
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis