Projeto inclui o “Dia Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Retinopatia Diabética” no calendário oficial do município

por Stéfani Cordeiro última modificação 05/03/2024 16h54

Um projeto de lei que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Assis o “Dia Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Retinopatia Diabética”, de autoria do vereador Luiz Antonio Ramão, foi aprovado na sessão ordinária, realizada dia 04 de março. O projeto busca propagar informações para conscientização, prevenção e combate à Retinopatia Diabética a fim de reduzir o número de pessoas que perdem a visão em razão desta doença.

O “Dia Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Retinopatia Diabética”, a ser comemorado anualmente em 14 de novembro, visa difundir informações por meio de palestras e seminários sobre a prevenção, diagnóstico, combate e o tratamento adequado da doença. Em 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes. Desde então, o mundo inteiro ganha tons de azul no mês de novembro, azuis que, no Brasil, são divididos com o “Novembro Azul” de conscientização do Câncer de Próstata.

Na exposição de motivos, o projeto traz um estudo publicado em 2019 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que mostra que a doença é responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira em todo mundo. Ainda segundo o estudo, tratamentos precoces podem reduzir em mais de 90% o risco de perda visual. Ainda de acordo com o projeto, a medida impacta positivamente também em todo o sistema de saúde, já que com a conscientização sobre a doença, haverá uma redução no agravamento dos casos e consequentemente reduzirá os custos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas intervenções de média e alta complexidade oftalmológica.