Projeto de Lei de autoria do Vereador Ramão institui o Programa de Acolhimento e Reabilitação aos Pacientes Pós Covid-19 em Assis

por Giovani Franco última modificação 29/06/2021 12h15

Foi aprovado na sessão desta segunda-feira (28.06.2021), o Projeto de Lei nº 73/2021 de autoria do Vereador Ramão - PSD, que institui o Programa de Acolhimento e Reabilitação aos Pacientes Pós Covid-19 no Município de Assis.
O objetivo do programa é atender pessoas que tenham sido tratadas e recuperadas do Coronavírus (SARS-Cov-2), seja no ambiente hospitalar ou domiciliar, as quais apresentem sequelas no sistema respiratório, cardiovascular, musculoesquelético, neurológico e cognitivo-emocional, a fim de receberem tratamento especializado.
Segundo o Vereador, estudos realizados pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, mesmo as pessoas que não precisaram ser hospitalizadas, podem apresentar diversos tipos de sequelas, como fadiga, falta de ar, fraqueza muscular, dores musculares e nas articulações, perda de olfato e paladar, dores de cabeça, palpitações, tontura, ansiedade e depressão, além de dificuldade de linguagem, raciocínio e memória.
Em Assis, temos milhares de pessoas acometidas pelo novo Coronavírus, e isso resulta e resultará em grande impacto sob os serviços de saúde, sem contar a redução da capacidade laborativa e de produtividade desses pacientes, que necessitam da atenção do Poder Público.
Esse atendimento especializado poderá ser disponibilizado nas áreas de fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, educação física, nutrição, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social.
Consta do projeto de Lei que para fins de execução do programa, poderão ser firmadas parcerias com entidades públicas e privadas, especialmente as ligadas à área da saúde, que possam contribuir com a implementação e o desenvolvimento de medidas mais humanizadas de reabilitação pós Covid-19.
O programa também se estenderá às famílias que perderam entes queridos para a Covid-19, propiciando-lhes atendimento psicossocial, que poderá ser realizado de forma virtual ou presencial.

Fonte: Vereador Ramão