Projeto de autoria do Vereador Pastor Edinho, que regulariza o descarte adequado de máscaras, foi aprovado

por Thiago Zanirato última modificação 01/06/2021 14h08

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada no dia 31 de Maio, os vereadores aprovaram um Projeto de Lei de autoria do Vereador Pastor Edinho.

O projeto tem como objetivo, conscientizar as pessoas e estabelecimentos comerciais para o adequado descarte de máscaras e outros materiais de proteção individual utilizados no combate ao coronavirus (Covid-19).

Dentre as diretrizes apresentadas, as máscaras e demais itens não devem ser descartados em lixeiras comuns situadas em vias públicas, ou estabelecimento comerciais e locais de acesso público. Também não deve ser descartada como lixo reciclável, tampouco lançadas nas ruas.

O descarte correto, de acordo com o texto do documento, é através de sacos duplos de lixo comum, fechados com lacre ou nó reforçado e
identificados com etiqueta ou papel, de tamanho que facilite a visualização, com a inscrição: “PERIGO DE CONTAMINAÇÃO”.

Recomenda-se ainda, que os estabelecimentos comerciais devem disponibilizar, em locais de fácil acesso e com cartazes ou placas indicativas, recipientes ou lixeiras exclusivas para que funcionários e clientes descartem suas máscaras.

De acordo com Pastor Edinho, autor da matéria, "Estamos vivendo dias difíceis, combatendo um inimigo invisível. Precisamos apresentar estratégias que contribuam com a segurança e proteção de cada cidadão assisense".

A ideia do projeto é conscientizar a população sobre o risco de contágio, pelo descarte inapropriado de máscaras e outros utensílios que possam estar infectados, além de contaminar o meio ambiente colocando em risco a saúde da população e principalmente dos coletores de lixo e materiais recicláveis que estão vulneráveis em seu trabalho - acrescentou Pastor Edinho.

Uma atitude simples como o descarte adequado das máscaras, pode evitar a proliferação do vírus e salvar vidas - completou o vereador.