Professora de Assis recebe Diploma Zumbi dos Palmares da Câmara Municipal

por Analli Venâncio última modificação 21/11/2022 18h58

Foto: Vereador Fernando Sirchia, a vereadora Viviane Del Massa, a homenageada Célia Regina Pedro Nascimento, o presidente da Câmara, Luiz Antonio Ramão,  a presidente do Instituto Zimbauê , Mônica da Silva ao lado dos vereadores Pastor Edinho e Gerson Alves

A homenageada na noite de entrega do Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares” (18/11), foi a professora Célia Regina Pedro do Nascimento.

No plenário amigos e representantes do Zimbauê, Instituto do Negro de Assis marcaram presença, durante a solenidade o amigo e também professor Paulo Fernando da Silva, fez uma leitura sintetizada sobre a família, vivências e a carreira profissional da homenageada.

O vereador Pastor Edinho, disse que se sentiu emocionado e que Célia é um exemplo a ser seguido.

“Infelizmente o racismo ainda existe, mas não podemos nos curvar, precisamos estudar e fazer sempre o nosso melhor. Eu por exemplo, tenho alegria e dou às pessoas o que tenho no coração e em meio a tantas injustiças meu objetivo é fazer a diferença, amando e respeitando o próximo, Célia você é um exemplo de perseverança”, enfatizou Edinho

Viviane Del Massa, se emocionou ao lembrar sobre situações vividas ao lado de sua família, por ser filha de mãe negra e pai branco, relatou vivências e situações racistas no decorrer de sua juventude e nos tempos atuais.

“Ao lado da minha mãe muitas histórias vivenciei, sou de uma família muito humilde, mas minha mãe sempre falava que para mudar tem que estudar. E através da história da Célia e dos depoimentos que ouvimos nessa noite, aos poucos nós estamos mudando um a um”, afirmou Del Massa.

O vereador Fernando Sirchia, falou sobre a importância do projeto de cotas aprovado pelo Legislativo.

“É um dos projetos que mais me orgulho de ter defendido, pois sabemos que o racismo está impregnado em todas as camadas da nossa sociedade é uma luta que é preciso travar todos os dias, portanto viva a Zumbi, viva a Dandara, Antonieta de Barros, Luís Gama, Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Abdias Nascimento, viva a Benedita da Silva, Marielle Franco e viva a Célia Regina Pedro do Nascimento”, disse Sirchia.

A presidente do Instituto Zimbauê, afirma que em Assis existem muitas personalidades negras a serem homenageadas.

“Precisamos atuar nas escolas, em creches porque é no afeto que a gente começa a fazer a transformação desse olhar que todos possuem para a nossa pele preta. A nossa luta antirracista continua. E somente uma sociedade racista acredita que em Assis, não temos personalidades negras que atuam e fazem a diferença”, afirmou.

O presidente da Câmara, Luiz Ramão, lembrou do discurso de Martin Luther King Jr. em  1963.

“O celebre discurso proferido pelo ativista negro americano, nos degraus do Lincoln Memorial, continua atual mesmo após 60 anos. ‘I Have Dream’, define tantos sonhos que ele tinha pela igualdade e justiça”, enfatizou o presidente.

Após os depoimentos, a homenageada agradeceu todas as mensagens de carinho; “como é importante nos orgulharmos de quem somos, muitos dos nossos alunos não têm essa consciência histórica e quando chegam à escola e lidam com o preconceito eles não têm um repertório, nem familiar e tão pouco um conhecimento histórico. Imaginem vocês como é difícil para o indivíduo lidar com essas situações e como também foi difícil para mim, construir essa unidade de respeito e sobreviver a essas vivências, estou muito feliz e grata por tudo que me proporcionaram nessa noite”, finalizou a professora.