Primeira sessão de maio ‘pós feriado’ teve aprovação de quatro projetos

por ouvidoria — última modificação 27/01/2021 00h12
Dos seis projetos em pauta, quatro foram aprovados, um deles adiado e outro rejeitado por falta de votação mínima para sua aprovação. A próxima sessão será realizada na segunda-feira, dia 7 de maio, a partir das 19 horas, e será transmitida ao vivo pela internet, TV Câmara canal 03 a cabo, e rádio Cultura AM.

Depois de um feriado prolongado de 1º de maio, a 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Assis foi realizada excepcionalmente nesta quarta-feira, dia 2, e teve a aprovação de quatro projetos, todos de autoria dos próprios vereadores. O único que estava na pauta do Executivo foi rejeitado por não atingir a quantidade mínima de votos para sua aprovação. E o projeto que dispõe sobre a dispensa e abono de faltas do serviço público quando em competições esportivas ou para-esportivas do vereador José Fernandes (PT) foi adiado por sua ausência em plenário.

Seguindo a ordem de votação, com apenas cinco votos favoráveis dos vereadores Ana Santa Ferreira Alves (PSD), Arlindo Alves de Sousa (PSD), José Fernandes (PT), Marcio Veterinário (PSD) e Ricardo Pinheiro Santana (PSDB) e quatro abstenções de Alexandre Vencio (PSD), Eduardo de Camargo Neto (PSDB), João da Silva Filho (DEM) e Kiko Binato (PMDB); o projeto do Executivo que autoriza a inserção de uma área no perímetro urbano do município foi rejeitado por não ter atingido a votação mínima para sua aprovação, de acordo com regimento interno da Câmara, eram necessários seis votos a favor.

Em seguida, os parlamentares aprovaram o projeto da vereadora Ana Santa Ferreira Alves (PSD) que implanta o Programa Municipal de Vacinação contra o HPV – Human Papiloma Vírus no Município. Tal programa será implementado através de vacinação e prevenção anual. “Trata-se de uma iniciativa muito importante, pois o HPV não é somente responsável pelo câncer do colo de útero e nas genitais de ambos os sexos. A vacina também pode prevenir outros tipos de câncer”, defendeu a vereadora e médica sanitarista.

Por fim, o presidente Célio Diniz sugeriu que os três últimos projetos, de mesmo teor, fossem votados em bloco e os edis acataram a decisão, aprovando os três projetos. O primeiro de autoria do vereador José Fernandes (PT) que outorga o diploma de Honra ao Mérito ao 1º Sargento PM Edimilson Ferreira e Santos; o segundo de Célio Diniz (PTB) outorga Título Honorífico de Cidadão Assisense Kioji Suzuki e o terceiro de Márcio Veterinário (PSD) outorga o Título Honorífico de Cidadão Assisense ao Doutor André Luiz Prampero.

Tribuna

Utilizaram a tribuna as professoras Maria Dolores Zundt e Rute Alves de Oliveira. A primeira como representante da corrente sindical nacional da causa operária falou sobre a luta dos educadores da APEOESP. E a segunda é professora de educação ambiental do projeto Beija-Flor e leu uma nota de repúdio sobre os recentes pronunciamentos feitos a respeito do projeto de educação de alternativa para a cidadania.

A íntegra dos projetos, requerimentos, indicações e moções pode ser acessada pelo www.camaraassis.sp.gov.br A próxima sessão será realizada na segunda-feira, dia 7 de maio, a partir das 19 horas, e será transmitida ao vivo pela internet, TV Câmara canal 03 a cabo, e rádio Cultura AM.

Assessoria Câmara