Prefeitura de Assis já ultrapassa limite de alerta dos gastos com folha de pagamento, diz vereador Timba

Em ofício encaminhado à prefeita Telma Spera, o vereador João da Silva "Timba" (PRD) fez um alerta importante. Segundo ele, as despesas da Prefeitura de Assis com a folha de pagamento já ultrapassaram o limite de alerta estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Estamos acompanhando o relatório de gestão fiscal, coisa que faço há muitos anos, e estamos vendo que a prefeitura já passa por maus bocados. Mas ainda dá tempo de acertar, fazendo a lição de casa”, afirma Timba.
De acordo com o relatório analisado pelo parlamentar, referente ao período de maio de 2024 a abril de 2025, os gastos com salários, encargos e benefícios, alcançaram 49,3% da Receita Corrente Líquida do município. O número ultrapassa o limite de alerta, que é de 48,6%, representando um excesso de quase R$ 3,9 milhões.
“Isso é preocupante. Se a prefeitura não fizer o trabalho certo, não acertar essa situação, fica difícil. Começa a atrasar com fornecedores e até a folha de pagamentos já pode ser comprometida”, destacou o vereador.
Timba aponta que a principal causa para o desequilíbrio pode ser o fato de a atual gestão ainda operar com o orçamento herdado da administração anterior, o que teria provocado um desajuste no planejamento financeiro.
O vereador reforçou ainda que a fiscalização contínua é fundamental para garantir o equilíbrio das contas públicas e evitar prejuízos para o município.
“Esse trabalho de acompanhar relatórios fiscais eu faço há muitos anos. Mesmo em tempos de recesso, sigo atento aos números, porque é a população que sente os impactos se algo sair do controle”, finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis