Poder Executivo responde requerimento e respostas geram questionamentos

Mais de 30 dias após o envio do Requerimento nº 373/2025, o Poder Executivo respondeu apenas a uma das demandas; o calçamento de uma via. O vereador Fernando Sirchia (PDT), responsável pelo requerimento destacou a falta de informações detalhadas sobre iluminação pública e a titularidade de uma área utilizada para cultivo agropecuário.
“Trata-se de um local que não possui iluminação alguma. O trecho é perigoso, há muitas crianças, e a situação é complicada. Mais de um mês depois do requerimento, a Prefeitura ainda não sabe a quem pertence a área, dificultando atender o pedido da população”, ressaltou Fernando Sirchia, autor do requerimento.
A Prefeitura de Assis informou que:
- Iluminação pública:
Praças e ruas são avaliadas periodicamente para manutenção, e os serviços são incluídos imediatamente no cronograma da Secretaria de Obras quando necessário. - Calçadas e área pública:
A área em questão não é pública. O Departamento de Controle Urbano será responsável pela identificação dos proprietários e pela notificação sobre a obrigatoriedade de construção de passeio acessível.
- Classificação urbanística:
O local não possui cadastro municipal com identificação de setor, quadra e lote. Uma busca cadastral será realizada para determinar o proprietário e a classificação urbanística. - Criação de animais:
A prática de criação de animais na área é irregular e sem autorização da Vigilância Sanitária (VISA) Municipal. O proprietário foi notificado, retirou os animais e posteriormente os recolocou. - Fiscalização:
A Vigilância Sanitária realizou notificações e autos de infração. O não cumprimento das determinações implica sanções sanitárias vigentes. - Medidas futuras:
Será feito levantamento cadastral e urbanístico da área antes da adoção de medidas legais e administrativas. A Defesa Civil Municipal atua na apreensão de animais em áreas urbanas irregulares, conforme a Lei Municipal nº 7.009/2021, aplicável a animais de grande porte.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis