Pastor Nivaldo convida a população para a 8ª Pedalada contra as Drogas

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O evento acontecerá neste sábado, dia 24, às 8h30, com saída em frente à Rotatória do São Francisco de Assis

No uso da Tribuna Livre na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 19, espaço aberto à população para se manifestar sobre quaisquer assuntos de interesse público, o Pastor Nivaldo dos Santos convidou os munícipes a participar da 8ª Pedalada contra as Drogas, que acontecerá no dia 24 (sábado), às 8h30, com saída em frente à Rotatória do São Francisco de Assis.

O evento tem como objetivo conscientizar a população acerca dessa questão e trabalhar de forma preventiva, principalmente com as crianças e os jovens, fortalecendo a comunidade na luta contra às drogas. “Não podemos esperar, pois o problema das drogas é da sociedade, o problema é nosso”, ressalta o idealizador do evento.

Pastor Nivaldo destacou a importância do trabalho na prevenção às drogas, citando sua experiência no tratamento de dependentes químicos e as dificuldades para se livrarem do vício. “Nós vemos hoje que as drogas não escolhem classe social, crenças ou idade, as drogas atingem a todos. Por isso, é preciso implantar na cidade projetos para trabalhar com as crianças e os adolescentes para que não venham para o mundo das drogas”, diz.

O dia 26 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas, em 1987, como o Dia Internacional de Combate às Drogas. De acordo com o relatório da própria organização, em 2015, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

Em Assis, a Lei Municipal nº 5.654/2012, de autoria do vereador Alexandre Cachorrão, institui a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas, com várias atividades relacionadas ao tema.

Também, o vereador Alexandre, juntamente com o presidente da Câmara, Valmir Dionizio, são autores da Lei 5.929/2014, que cria o Fórum Municipal de Prevenção às Drogas, já em sua segunda edição, com o objetivo de trazer discussões e apresentar propostas na luta contra o tráfico e o uso de drogas na cidade.

O II Fórum Municipal de Prevenção às Drogas acontecerá nesta sexta-feira, dia 23, às 14h, na Câmara Municipal, e é aberto ao público. Na programação estão confirmadas as palestras com o Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira, juiz da 3ª Vara Criminal, com o Dr. Ricardo Beauchamp de Castro, médico psiquiatra, com o pastor Nivaldo dos Santos, presidente do COMUD, com Luciana Gomes de Souza, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (palestra sobre o CAPS AD) e com o testemunho de Francisco Galdino de Oliveira, o Titão.