Pastor Flávio Pereira da Silva é homenageado com nome de rua em Assis

por Stéfani Cordeiro última modificação 17/10/2023 16h42

Na presença da família e de amigos, o projeto que denomina a Rua "E" do loteamento residencial Bela Vista II de Rua Pastor Flávio Pereira da Silva, de autoria do vereador Pastor Edinho, foi aprovado por unanimidade na 35ª Sessão Ordinária, realizada no dia 17 de outubro.

Flávio Pereira da Silva nasceu no dia 26 de outubro de 1941. Casou-se com a Senhora Maria Izabel Duarte Silva no dia 17 de maio de 1964. O casal teve dois filhos: Carlos Eduardo Pereira da Silva, hoje Ministro do Evangelho na Igreja do Evangelho Quadrangular de Cândido Mota e Márcia Aparecida Duarte Silva, aposentada e mãe de 2 filhos.

Após o casamento, Flávio trabalhou em várias lojas de tecidos como vendedor. Adquiriu uma propriedade na Rua Piratininga e ali fixou sua residência, em um tempo que todos achavam que ali não era um bom lugar, mas hoje percebe-se que é um dos bairros mais valorizados da cidade, na Vila Santa Cecília.

Passou por várias situações difíceis, mas nunca desistiu dos seus sonhos, até que em 1979, juntamente com sua esposa, montou uma loja em um dos cômodos de sua casa. Ia a São Paulo buscar mercadorias para vender na loja que tinha o nome de EduMar. Com muito trabalho e educação portas foram se abrindo e ele pôde construir uma nova loja ao lado de sua casa e uma fábrica nos fundos, onde são fabricadas calças e saias em jeans. A EduMar Indústria e Comércio de Confecções LTDA participou da Associação Comercial e Industrial de Assis na época. Sempre honesto e fiel aos encargos que eram pedidos, vendia para todo Brasil, no atacado e varejo. Ele fez um nome e deixou um legado para a família de trabalho, honestidade e dedicação.

Flávio sempre foi um homem temente a Deus, aos domingos ia a igreja com a esposa e os filhos. Todos os dias, antes de abrir a loja ou fábrica ele tinha um costume, que marcou a história de muitos que viam, de pegar sua Bíblia e ler alguns versículos antes de tudo, colocando Deus acima de todas as coisas.

Em Assis sempre procurou trabalhar ao lado dos Pastores, chegando a fazer parte do Conselho de Pastores da Cidade de Assis. Em 1996 se tornou Ministro da Igreja do Evangelho Quadrangular. Começou a cuidar da Tenda da Benção, que ficava na Rua Vicente Fernandes Figueiredo. Um lugar simples, mas que Deus muito honrou, onde junto com irmãos adquiriram um terreno e construíram uma bela igreja, que hoje é a 5ª Igreja do Evangelho Quadrangular, onde está a Pastora Denise Ciciliato.

Em 2000, ele tomou a decisão de dar o seu tempo integral à Obra de Deus, deixando a loja e a fábrica e se dedicando exclusivamente a pregação do Evangelho. Ele foi transferido para a 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular, localizada na Rua Cambuí. Era um grande desafio, mas como ele sabia que com Deus e com dedicação e muito trabalho, ele seria honrado. Muitas pessoas se converteram a Cristo.

Muito amado e querido por todos, contribuiu na formação de líderes e pastores como Professor do ITQ - Instituto Teológico Quadrangular de Assis. Os alunos amavam as aulas que ele ministrava. Em uma delas tinha o momento de devocional, que era um tempo de oração, busca do Espírito Santo e louvor. Muitos Pastores foram levantados através da vida desse grande homem de Deus.

Com a idade e com alguns problemas físicos, precisava se cuidar. Entregou a igreja para cuidar da saúde, mesmo assim não deixava de pregar o evangelho e visitar as pessoas e dar toda a assistência que elas precisavam. O Pastor Flávio realmente tinha o dom de servir.

No dia 10 de agosto de 2018, devido ao um problema no coração, sofreu um infarto enquanto estava na festa de um de seus netos e bisneto, vindo a falecer. Deixou uma grande saudade no coração de seus familiares, amigos e de todas as pessoas que tiveram o privilégio de com ele conviver e deixou um grande legado, “Cristo em nós, esperança da glória, Cristo em nós, esperança da glória”.

Na tribuna, o vereador Pastor Edinho enalteceu o homenageado "[...] várias pessoas que conheceram o Pastor Flávio sabem do grande homem que a cidade de Assis homenageará. Um homem de uma história muito linda para a nossa cidade, um homem trabalhador, um homem que criou seus filhos com exemplo, família. É por isso que há muito tempo nós queríamos prestar essa homenagem".

Para os filhos Carlos Eduardo Pereira da Silva e Márcia Aparecida Duarte Silva o tom foi de emoção e agradecimento, respectivamente, “É uma grande emoção pra gente [...], meu pai foi um exemplo pra gente, um homem íntegro, honesto, mas um homem de família que sempre esteve com a gente. E ouvindo falar desde 2018 sem ele aqui vem a saudade, mas a gente sabe que ele deixou um legado pra nossa família”; “[...] então a gente só tem a agradecer por esta homenagem que o Pastor Edinho fez pra família, pra ele, nós estamos muito felizes”.

Foto: vereador Pastor Edinho com a família do homenageado.