O dia 21 de março ganha novo sentido no calendário oficial do município de Assis. Conscientização sobre a Pessoa com Síndrome de Down

por Stéfani Cordeiro última modificação 17/10/2023 11h58

Um projeto de autoria do vereador Fernando Vieira que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Assis o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Pessoa com Síndrome de Down” foi apreciado e aprovado por unanimidade na 35ª Sessão Ordinária, realizada dia 16 de outubro.

Assim que sancionado pelo Poder Executivo ficará instituído e incluído no Calendário Oficial do Município de Assis o Dia Municipal de Conscientização sobre a Pessoa com Síndrome de Down, a ser realizado anualmente no dia 21 de março. O principal objetivo desta data é informar e conscientizar as pessoas sobre o que é a Síndrome de Down.

Nas ações desenvolvidas durante o Dia Municipal de Conscientização sobre a Pessoa com Síndrome de Down, poderão participar e deverão ser convidadas lideranças de movimentos sociais, entidades governamentais e não governamentais da esfera municipal e estadual, organizações de pessoas com deficiência e seus familiares e a Câmara Municipal de Assis, visando o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de prevenção das deficiências e o conhecimento sobre a Síndrome de Down.

Fernando Vieira é pai de uma criança que tem a síndrome e ressaltou isso na tribuna. “Eu tenho, na minha vida, na minha história, um trabalho, uma missão conferida por Deus, que é a missão mais bela da minha vida, que é a missão de ser pai do Pedrinho. O Pedrinho com a graça de Deus, com a condição que tem o Pedrinho, é uma surpresa de Deus muito boa, só quem convive sabe a beleza que é ter perto de si, ter na sua convivência uma pessoa com Síndrome de Down.”

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim, uma mutação do material genético humano presente em todas as raças e instituir a data no calendário municipal tem o respaldo daqueles que lutam pelos direitos das pessoas portadoras de deficiência e tem o intuito de informar e conscientizar, bem como, contribuir com informações para permitir a inclusão de todos na sociedade.