No rumo certo! Obstáculos em áreas públicas deverão ser sinalizados com piso tátil

por Stéfani Cordeiro última modificação 10/10/2023 16h09

Um Projeto que visa dar mais acessibilidade às pessoas com deficiência visual, de autoria do vereador Vinícius Simili, foi aprovado na Sessão Ordinária, realizada no último dia 09. A propositura preconiza a instalação de piso tátil para demarcar obstáculos em áreas públicas, órgãos públicos, estabelecimentos privados e a localização da faixa de pedestre, visando à acessibilidade para as pessoas com deficiência visual no município de Assis.

De acordo com o Projeto adequações deverão ser realizadas em calçadas, parques, praças, passeios públicos e em outras áreas de circulação de pessoas, circundado por piso tátil, sensível ao contato das pessoas com deficiência visual. As calçadas também deverão ser adequadas, sinalizando os locais de travessia que possuam faixa de pedestres, obedecendo às especificações técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Na tribuna o vereador explicou o porquê da iniciativa, “O projeto nada mais é que uma política pública de afirmação para que as pessoas com deficiência possam ter a garantia de locomoção de uma maneira adequada [...]. A ideia é justamente fazer com que o poder público possa demarcar esses espaços para aquelas pessoas que, eventualmente com uma bengala, com o auxílio de um cachorro, ou que andam sozinhas pela rua, possam ter um direcionamento". Ainda na tribuna Simili salientou que a Câmara é pioneira no quesito acessibilidade, uma vez que o legislativo assisense já possui o piso tátil em seu interior e em toda sua calçada externa.

Foto: piso tátil