Na tribuna, vereador Português questiona excessivo número de penalidades com construção regular de calçadas, aos moradores do “Pacaembu”

por Elisandra Gusmão última modificação 17/07/2025 10h25
O vereador argumenta que em virtude do bairro ter sido planejado e construído em área declive, moradores sofrem penalidades por não conseguirem atender os padrões técnicos de construção das calçadas previstos em Lei
Na tribuna, vereador Português questiona excessivo número de penalidades com construção regular de calçadas, aos moradores do “Pacaembu”

Durante o uso da tribuna na 24ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, 14, o vereador Reinaldo Nunes, o Português, falou a respeito da dificuldade de moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima, mais conhecido como Pacaembu, em relação à regularidade de construção de calçadas em frente as suas moradias.

De acordo com o vereador, a situação é crônica e exige atenção por parte das autoridades fiscais, já que o local foi planejado e construído em área declive, ou seja, moradias apresentam diferença de nível, o que acarreta desnivelamento na construção das respectivas calçadas.

“Entendemos e queremos que a Lei está para ser cumprida, porém, é necessário um olhar mais criterioso para os casos em específico, pois em virtude do declive, muitos moradores não conseguem fazer uma calçada que possibilite acesso a calçada do vizinho. Isso gera indignação e ao mesmo tempo preocupação, já que excessivas notificações e multas começaram a chegar aos moradores”, relata o vereador.

Ele ressalta que mediante as notificações lavradas, “o prazo é curto para que os moradores consigam atender as exigências em tão pouco tempo, já que há famílias, trabalhadores assalariados, que tem que pagar a prestação da casa, tem lá o sustento da família, e agora tem que reparar o problema da calçada. A penalidade chega em suas casas como mais uma conta para pagar”, afirma Português.

Considerando a situação dos moradores daquela localidade e como forma de assegurar que os mesmos possam seguir conforme prevê a Lei, o parlamentar sugere aos órgãos competentes da Prefeitura o envio de informações, de janeiro até junho do ocorrente ano, de quais imóveis e suas localidades na cidade foram autuados em relação a irregularidade de calçadas.

Segundo o vereador, são dados importantes que podem auxiliar nas tratativas de solução à situação dos moradores do bairro em questão.