Mudança de Secretarias gera questionamentos e Prefeitura apresenta esclarecimentos sobre uso do prédio da antiga IEDA
A Prefeitura de Assis enviou resposta ao Requerimento 564/2025, que pedia esclarecimentos sobre a decisão de transferir as Secretarias Municipais de Saúde, Esporte e Assistência Social para o prédio onde funcionava a antiga Faculdade IEDA, mediante pagamento de aluguel. A mudança, mesmo com as secretarias possuindo prédios próprios, levantou questionamentos sobre custos, justificativas técnicas e impactos para a população.
Segundo a Prefeitura, o valor em negociação para locação do imóvel é de R$ 30 mil mensais, mas ainda não há contrato assinado, apenas um processo administrativo em andamento. O Executivo também informou que não houve licitação, afirmando que o procedimento está de acordo com a legislação prevista para esse tipo de contratação.
A administração municipal justificou a transferência afirmando que a integração das três secretarias em um único espaço proporcionaria maior bem-estar à população, otimização dos recursos públicos e melhor execução de programas intersetoriais. A Prefeitura ainda declarou que o prédio está em boas condições de uso, não exigindo grandes reformas, apenas eventuais ajustes elétricos e hidráulicos. Os prédios atuais das secretarias, segundo a resposta, continuarão sendo utilizados pelo Município, recebendo outros serviços, como o SAMU.
Sobre o acesso da população, o Executivo afirmou que a mudança deve facilitar o atendimento por se tratar de um local com estacionamento amplo e ponto de transporte público gratuito na entrada. A Prefeitura também informou que não houve consulta aos conselhos municipais, alegando que a definição do uso dos prédios públicos é competência exclusiva do Executivo.
O vereador Fernando Kiko, autor do requerimento, avaliou que algumas respostas ainda deixam dúvidas.
“Algumas respostas são vagas. Um exemplo é o contrato de aluguel, ao questionarmos, a Prefeitura respondeu que esse contrato não existe, entretanto, recursos já foram investidos no prédio para adequações hidráulicas e elétricas. Por este motivo, vamos novamente questionar o Poder Executivo para que as informações sejam mais claras e assim informarmos a população”, afirmou.
RESPOSTA REQUERIMENTO 564/2025 - CLIQUE AQUI
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis