Missa da ‘Páscoa aos Militares’ homenageia profissionais do setor

por Elisandra Gusmão última modificação 25/07/2025 14h19
Celebração eucarística aconteceu no Santuário Nossa Senhora das Graças, na Vila Adileta, em Assis
Missa da ‘Páscoa aos Militares’ homenageia profissionais do setor
Foto: Câmara Municipal

Profissionais militares da cidade participaram na noite de quinta-feira, 24, de celebração alusiva à ‘Páscoa dos Militares’, no Santuário Nossa Senhora das Graças, na Vila Adileta, em Assis.

A celebração eucarística foi presidida pelo Padre Neto e contou com a presença de militares da ativa e da reserva, agrupamentos da Polícia Militar e Civil, Rodoviária, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, entre tantos outros representantes da classe.

Autoridades municipais, eclesiásticas e comunidade também prestigiaram o momento, o qual também contou com participação da Banda da Polícia Militar, da cidade de Araçatuba.

Durante a celebração, Padre Neto ministrou reflexão sobre o significado da Páscoa a todo efetivo militar e civil, a passagem da morte para a vida, inclusive fez menção à nação Brasileira, as dificuldades do país neste momento e a responsabilidade de cada cidadão.

O evento contou com a presença dos vereadores, Gerson Alves e Português, e da prefeita, Telma Spera.

Na ocasião, o vereador Gerson, que também é 1° SGT PM, da reserva, falou da importância da homenagem. “Para nós é motivo de alegria compartilhar com os amigos de ‘farda’, esse momento tão significante para a classe militar. É um orgulho fazer parte da história militar e trazer nossas famílias para compartilhar nos enche de orgulho e gratidão”, destacou Gerson.

O vereador Português parabenizou à igreja católica pela celebração eucarística e mencionou “a importância que é para a cidade reconhecer os profissionais militares, momento de relembrar a história e valorizar a coragem desses profissionais ao longo do tempo”, frisou.  

A prefeita Telma Spera, falou de como é gratificante ter esse reconhecimento à classe militar e elogiou o trabalho excepcional dos militares. “Celebrar esse momento nos enche de alegria, pois demonstra o reconhecimento que temos pelas forças militares nas diversas áreas da segurança pública da nossa cidade”, frisou Telma.

No Brasil
A Páscoa dos Militares existe desde o ano de 1945. Após a Segunda Guerra Mundial, quando militares retornaram ao Brasil, o período de Páscoa já havia passado, levando assim as Forças Armadas a celebrarem uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, para comemorar com seus familiares, mesmo fora do tempo pascal. Naquela ocasião, a data diferenciada foi estabelecida com a finalidade de conciliar a comemoração da tradicional festa religiosa que, muitas vezes, ficava comprometida pelo cumprimento das diversas escalas de serviço e missões.