Mães atípicas se reúnem com a prefeita e vereador Fernando Kiko e reivindicam melhorias em projetos e atendimentos

Assista a reportagem - clique aqui
Mais de duas horas de diálogo intenso marcaram a reunião entre um grupo de mães atípicas, o vereador Fernando Kiko (União) e a prefeita Telma Spera, realizada no gabinete da chefe do Executivo. O encontro foi pautado por desabafos emocionados, pedidos de ajuda e reivindicações por melhorias nos atendimentos de saúde e nos projetos voltados às pessoas com deficiência.
Jéssica Luiza das Neves, mãe de dois filhos, relatou à prefeita que seu filho mais velho, de oito anos, foi retirado do Projeto Golfinho, voltado a crianças com necessidades especiais. Segundo ela, a exclusão impactou negativamente o desenvolvimento da criança.
“Meu filho mais velho já tem o diagnóstico de autismo, e o mais novo está em processo de investigação. Viemos em busca de soluções para as crianças, para os adultos, numa caminhada de anos de muitas mães atípicas. Queremos atenção à saúde, aos projetos de educação especial. A prefeita nos ouviu e nos deu esperança. Agora vamos dar esse voto de confiança a ela”, declarou Jéssica.
Durante o encontro, cada mãe teve a oportunidade de compartilhar sua realidade.
Andreia Cunha, mãe de André, de 35 anos, contou que sua família reúne 13 pessoas com diagnóstico de autismo.
“A gente ainda passa por muitas dificuldades. Meu filho só é atendido meio período, o restante do dia ele fica sem fazer nada. Quando eles completam 29 anos e 11 meses, perdem o atendimento diário. E quando chegam aos 30, nós, já não temos tanta saúde nem disposição. Nossa luta é para que eles não percam as terapias e tenham, ao menos, o mínimo”, desabafou Andreia.
O vereador Fernando Kiko agradeceu à prefeita Telma Spera pela abertura ao diálogo com as famílias.
“A gente agradece a oportunidade que você nos deu de trazer as mães, ouvir um pouquinho de cada problema, e mostrar como elas são importantes para a cidade. Como Legislativo, estamos aqui para trazer esse clamor das mães, sendo ouvidas com atenção”, afirmou Kiko.
Além da prefeita, a secretária municipal de Saúde também participou da reunião. As demandas da área foram encaminhadas diretamente a ela. As mães agora aguardam ações concretas e a continuidade dos atendimentos e projetos específicos para as famílias atípicas.
A prefeita Telma Spera reforçou o compromisso da gestão e pediu confiança das famílias.
“Peço que as mães e as famílias nos deem um voto de confiança. Temos o projeto Integra Vida, mas ele não pode ser construído de qualquer forma. Precisa ser bem alicerçado. Não adianta começarmos algo que não terá continuidade. Então, ele precisa ser iniciado para realmente vir e ficar. Peço para que todos acreditem no nosso trabalho”, finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis